Grupo se inspira nos "asfaltos" de ferrovia em série de curtas teatrais
De hoje a sábado, Imaginário Maracangalha lança compilação de pequenas cenas em live teatral gratuita
Referência no teatro de rua independente e político, o Teatro Imaginário Maracangalha – grupo fundado há 15 anos na Capital – promove a partir desta quinta-feira (22) uma série de lives em que a Ferrovia Noroeste do Brasil vira palco para pequenas cenas performáticas e curtas teatrais. A montagem vai até sábado, dia 24/4, sempre às 20h.
Mesmo com os trabalhos de rua paralisados devido à pandemia de covid-19, em "As Miragens do Asfalto" o grupo volta a apresentar ao público não-presencial por meio do teatro adaptado um pouco da sua prática em pesquisa etnográfica, documentação histórica e de memória oral – no caso – da comunidade dos trabalhadores que fizeram e ainda fazem parte da antiga estrada de ferro que ainda cruza o Estado de Mato Grosso do Sul.
Com isso, foi pensado a montagem de cenas curtas e performativas com base nesse processo histórico e, ao mesmo tempo, criativo. Na ocasião, até video mapping do grupo Algo+Ritmo será exibido, além da direção e dramaturgia de Fernando Cruz, em processo colaborativo com o Imaginário Maracangalha.
Anteriormente, "As Miragens do Asfalto" seria uma apresentação de rua em formato presencial que, com o aumento do número de casos da covid, precisou ser adaptada para o audiovisual. O projeto conta com o incentivo da lei federal Aldir Blanc via Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Para assistir, basta acessar o canal no YouTube do grupo ou a página no Facebook do Teatro Imaginário Maracangalha. As exibições acontecem de hoje (22) até os próximos dias 23 e 24 de abril (sexta e sábado), sempre às 20h.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.