ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Infância de Manoel de Barros inspira teatro aos pequenos de toda idade

Companhia de SP retorna com as últimas reapresentações virtuais de "Meu quintal é maior do que o mundo"

Raul Delvizio | 24/04/2021 08:04
Ator do grupo Teatro Widia em performance no Festival Santista de Teatro (Foto: Bruna Quevedo)
Ator do grupo Teatro Widia em performance no Festival Santista de Teatro (Foto: Bruna Quevedo)

Neste fim de semana acontecem as últimas performances on-line de uma peça teatral inspirada na obra e infância de um pequeno Manoel de Barros – o nosso eterno "velho poeta". Seja de qualquer idade, o público adulto ou recheado de crianças poderá conferir as apresentações que seguem gratuitas apenas no sábado e domingo, com transmissão via YouTube sempre às 16h (horário de MS).

O espetáculo "Meu quintal é maior do que o mundo", criado pelo Teatro Widia, de Santos, município do litoral paulista, teve sua estreia em 2015 e – com a pandemia de covid-19 – retornou agora em formato adaptado ao ambiente digital, com uso de câmeras de celulares nas brincadeiras teatrais e com ilustrações do artista Rodiney Assunção.

Ao adaptar na pandemia, espetáculo brinca com ilustrações digitais em meio aos atores (Foto: Rodiney da Assunção)
Ao adaptar na pandemia, espetáculo brinca com ilustrações digitais em meio aos atores (Foto: Rodiney da Assunção)

O que era para ser apenas um experimento cênico naquele ano, virou uma intensa pesquisa sobre a publicação "Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros" (Alfaguara, 112 páginas). Com linguagens teatrais focadas na infância e juventude, o grupo abraços a música, os instrumentos regionais pantaneiros, as expressões idiomáticas e brincadeiras de quintal.

"Partimos das brincadeiras de infância, da memória em movimento e seus simulacros para construir o espetáculo. É o encontro do fato relatado e do imaginário que o reproduz, utilizando pernas de latas, bilboquê e carrinhos de lata, bolas de meia, caixote de madeira, lençóis, dobraduras de papel, cordas, entre outros brinquedos, para envolver o público", comenta o diretor e corumbaense Platão Capurro Filho.

Confira um teaser de como era a peça antes da pandemia:

A opção por retornar a peça baseada na infância de Manoel de Barros é uma maneira do grupo oferecer à criançada sugestões de como se reinventar em tempos em que a vida cotidiana parece tão desumanizada.

O que antes tinha a rua como palco teve que se "confinar" dentro de casa. Por isso, alguns trechos da versão original foram substituídos por outros que dão mais dinâmica à apresentação virtual e compensam a impossibilidade da interação presencial que sempre marcou o projeto.

Dessa forma, a utilização da câmera e do celular como ferramenta torna a narração e a interpretação adequadas à linguagem audiovisual. Ao mesmo tempo, o uso do espaço e mobiliário que cada integrante possui em sua respectiva residência formaram uma nova roupagem – que aguça a curiosidade a cada cena.

Com a agenda cancelada em 2020, o espetáculo retornou graças ao financiamento da Lei Aldir Blanc, contemplada pelo Proac Lab Expresso do Estado de São Paulo.

Para conferir "Meu quintal é maior do que o mundo", basta acessar gratuitamente o canal do YouTube do coletivo pontualmente às 16h deste sábado (24) e domingo (25).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias