Sem Carnaval em 2021, filme conta história do Cordão Valu
“Cordão Valu, Uma História de Amor e Resistência” foi feito pela documentarista Lizandra Moraes
A documentarista Lizandra Moraes acaba de lançar o filme “Cordão Valu, Uma História de Amor e Resistência” ,que conta a história do mais tradicional bloco do Carnaval de rua de Campo Grande.
“Tudo começou em 2018 quando o Ministério Público de Mato Grosso do Sul queria acabar com a festa no centro histórico em Campo Grande, então começamos os registros desta luta popular cultural de resistência por meio do documentário”, explica Lizandra.
O bloco foi criado em 2006, entre amigos, e fez renascer na Capital o Carnaval de rua, há muito tempo esquecido. Passados 12 anos, hoje o Valu tem 50 membros fixos e muita história para contar.
"O projeto sempre teve uma proposta coletiva para as concepções; a ideia da fotografia híbrida, mesclar smartphones era um desafio da minha formação de cinema, pequeno perto da missão em convencer o pessoal que daria certo. Eu já tinha trabalhado com direção documental, mas eram imagens de arquivo, este seria meu primeiro filme com captação".
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Assista a “Cordão Valu, Uma História de Amor e Resistência”: