À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro
![À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/10/uwfjsccrq95e.jpg)
Experiência no universo do Carnaval, o trio que irá representar a escola de samba Unidos do Bairro Cruzeiro na avenida, tem de sobra. Madrinha, rainha e musa são os três destaques que estarão à frente da bateria “rolo compressor” da escola, na próxima terça-feira.
O contato com a Cruzeiro a atual madrinha Tatiane Renata Guedes, de 40 anos, tem desde a sua criação, ainda no ano de 1981. Frequentar a escola que foi fundada pelo pai, o carnavalesco João Renato Pereira Guedes, entrou para a rotina, onde aos 13 anos de idade, ela foi eleita pela primeira vez como rainha de bateria. Posto que ocupou por mais 16 anos.
![À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/10/wfs9x435d98h.jpg)
“Mesmo sendo tão jovem, eu fui escolhida por decisão da presidência e a própria bateria da escola como rainha de bateria. Na época eu fazia parte do grupo de passistas 'Oba, Oba' que atualmente é o 'Tawanda'. Foram 16 anos no posto que deixei em 2005”, comenta.
O motivo por deixar o cargo de rainha, foi após a morte de seu pai, devido a uma complicação de uma cirurgia na garganta. Mas Tatiane conta que a dedicação à escola continuou nos anos seguintes, ao lado dos irmãos. Ela ocupa o cargo de tesoureira enquanto o irmão mais velho, Alex Guedes, é o atual presidente e carnavalesco da escola. Os outros dois irmãos , Thierrys e Janaina são aderecistas na Cruzeiro e também na escola da Marques de Sapucaí, de Corumbá.
“O Carnaval é uma data muito importante para nós. Eu costumo brincar que como ele não deixou herança, nós herdamos dele o Carnaval e a escola de samba” brinca Tatiane. O retorno para os desfiles, ela conta que ocorreu ainda em 2014, no posto que segundo ela tem algumas diferenças especificas.
“A rainha é escolhida pela bateria, já a madrinha é eleita porque trabalha ajudando na confecção das roupas de uma bateria”, comenta. Além de membro da mesa diretora da escola, Tatiane também é historiadora e professora em escolas públicas de Campo Grande. O marido, com quem é casada há 22 anos, também foi apresentado à escola por ela e atualmente compõe a diretoria e se tornou um dos responsáveis pela produção, dos carros alegóricos da escola.
Já a atual rainha da Cruzeiro, Marisa Pereira, de 29 anos, ocupa pela segunda vez o cargo que assumiu no ano de 2010. Antes disso ela foi eleita princesa da escola no ano anterior e de 2011 até 2014 fez dobradinha como musa das escolas Catedráticos do Samba e Deixa Falar.
Mas foi na escola do coração que ela aprendeu os primeiros passos de samba. “Antes de conhecer a Cruzeiro eu não tinha nenhuma noção sobre o que era o Carnaval. Fui à escola por indicação, passei a frequentar o barracão e estou até hoje”, comenta.
Para Marisa, que também é manicure, o maior incentivo veio da madrinha, de quem ela herdou o trono e a responsabilidade de ser rainha por mais um ano. “Foi a Tatiane quem me incentivou e me cedeu o trono dela”, brinca.
Outra veterana do samba é a dançarina e professora de educação física Hellen Ferrary, a musa da escola de samba esse ano. Desde os 15 ela desfilou com as principais escolas de Corumbá, mas agora será a primeira vez da morena na avenida do samba de Campo Grande.
Ela já foi rainha da escola “Vasco da Gama”, princesa, mas também desfilou para a “Flor de Abacate” e “Império do Morro”, todas antes dos 18 anos de idade. Na Capital, ela foi eleita princesa do Carnaval aos 21 anos, em 2007 foi rainha do Carnaval representando a Vila Carvalho e no ano seguinte, pela Cinderela Tradição do Bairro José Abrão.
Quando representou a Unidos do Bairro Cruzeiro, foi eleita novamente rainha do Carnaval de Campo Grande, no ano de 2013. Mas oficialmente, só neste Carnaval que a morena de 32 anos irá para a avenida pela primeira vez com a escola. “Eu estou muito ansiosa, porque em Campo Grande será uma experiência completamente nova. Estou treinando para fazer por merecer o título de musa”, conclui.
Preparação – Hellen conta que mesmo longe dos desfiles, a preparação para os concursos de Carnaval começa desde abril. O trabalho como professora de ginástica e dança ajuda a manter o corpo em boa forma. Além de mais de 4h diárias de aulas de aeróbico, Hellen ainda complementa os exercícios com mais 1h de musculação e as aulas de dança. Em sua dieta não entra nada de frituras ou refrigerantes.
Além dos ensaios da escola, Tatiane e Marisa complementam a preparação com musculação e caminhadas diariamente. A dieta também não tem nada de exageros com gorduras ou carboidratos. A Unidos do Bairro Cruzeiro será a útima escola a desfilar na terça-feira, dia 9.