ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Alunas de Três Lagoas superaram pandemia para garantir vagas em Medicina

Jayanne dos Santos Vieira e Ana Clara Brito Freitas passaram em processo seletivo aos 17 anos

Aletheya Alves e Cleber Gellio | 16/02/2022 14:42
Ana Clara Brito Freitas e Jayanne dos Santos Vieira passaram para Medicina na UFMS. (Foto: Divulgação)
Ana Clara Brito Freitas e Jayanne dos Santos Vieira passaram para Medicina na UFMS. (Foto: Divulgação)

Aos 17 anos, Jayanne dos Santos Vieira e Ana Clara Brito Freitas contam que precisaram superar os obstáculos da pandemia para garantir vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As duas, que são de Três Lagoas, estão entre os aprovados para o curso de Medicina na Federal.

Jayanne conta que conseguiu o primeiro lugar na lista de Medicina através do processo seletivo Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e que mesmo com as avaliações sendo feitas por etapas, a pandemia atingiu seu modo de estudo. “Eu tive muita dificuldade em me adaptar ao EAD e também tive momentos de procrastinação já que estávamos em casa era fácil encontrar algo que me distraísse”.

Sem ter renda suficiente para conseguir pagar por um cursinho pré-vestibular, ela relata que este foi mais um ponto de dificuldade. “Eu e minha família, durante a pandemia, ficamos no aperto financeiramente. Então não tive oportunidade de estudar por meio de um cursinho”.

Aluna de escola pública, ela diz que mesmo com as dificuldades, a avaliação seriada de fato foi o que garantiu seu maior sucesso. “Foi o que me deu essa grande oportunidade, já que me fez focar no conteúdo de um ano apenas e com isso eu pude estudar sem medo e me dedicar bastante”.

Também aprovada, Ana Clara comenta que superou a pandemia tanto com ajuda dos familiares quanto de professores em um cursinho. “Devo muito ao apoio que recebi de todos os meus amigos, familiares e principalmente da minha irmã, do meu pai que é gerente de fazenda e da minha mãe que é vendedora de loja”, conta.

Ainda de acordo com Ana, o sonho de conquistar uma vaga na universidade sempre existiu e sabendo que a concorrência seria intensa tanto pelo curso de Medicina quanto por ser de escola pública, o jeito foi se manter focada nos estudos.

“Sempre fui uma aluna que me preocupava bastante com as minhas notas e com meu aprendizado, isso sem dúvida alguma foi crucial para realizar meus sonhos. Mas também são responsáveis pela minha aprovação em medicina na federal é minha segunda família, meu cursinho pré-vestibular”, disse.

Tanto Jayanne quanto Ana são alunas da Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas. A escola possui 1.186 alunos e, até o momento, 29 estudantes foram aprovados nos vestibulares da UFMS, Unesp (Universidade Estadual Paulista) e AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas).

Conforme relatado pela diretora da escola, Sônia Maria Teresinha Barbosa, os estudantes passaram pela Unesp para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Zootecnia. Pela UFMS foi para Medicina, Direito, Administração, Letras, História, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Ciências Sociais e Enfermagem.

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Nos siga no Google Notícias