ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Após 19 anos sonhando, atleta correu com ídolo que ganhou a São Silvestre

Fabiano assistiu Franck Caldeira em 2006 e encontro aconteceu 19 anos depois, em Bonito

Por Natália Olliver | 07/01/2025 06:39

Há 19 anos, Fabiano da Silva Pereira via televisão pela primeira vez. Na zona rural de Ponta Porã, o recurso chegou tarde, assim como a energia elétrica. Com as cores, vieram também as primeiras competições de corrida de rua, transmitidas na época pelos canais abertos. Foi aí que Fabiano, hoje corredor profissional, assistiu ao atleta Franck Caldeira ganhar a maratona de São Silvestre de 2006. O homem se tornou ídolo para o jovem e, anos depois,  o sonho de correr com ele virou realidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fabiano da Silva Pereira, um corredor profissional de Ponta Porã, começou sua trajetória no esporte inspirado pela maratona de São Silvestre de 2006, onde viu seu ídolo Franck Caldeira vencer. Após anos de dedicação, ele teve a oportunidade de treinar com Caldeira, um sonho que se concretizou e que ele considera gratificante. A corrida se tornou uma parte essencial de sua vida, especialmente após seu tempo no exército em 2016, levando-o a conquistar várias maratonas. Fabiano acredita que a corrida vai além da competição, servindo como uma válvula de escape e uma forma de qualidade de vida. Apesar de não viver apenas do esporte, ele inspira outros a correr, recebendo mensagens de pessoas que começaram a praticar atividade física por sua influência.

Em uma das vindas de Franck para Bonito, cidade onde Fabiano mora, o encontro aconteceu e o treino finalmente saiu do imaginário.

“Minha história com a corrida começou na região de assentamento. Foi a primeira vez que vi televisão, quando acompanhei a corrida foi justamente quando ele ganhou. Ali já peguei gosto pelo esporte. Nesse período passei a acompanhar mais. É um cara que viveu e vive o esporte por muitos anos. Para gente como atleta da cidade, que está tentando construir uma história no esporte, é muito gratificante correr com ele”.

Após 19 anos sonhando, atleta correu com ídolo que ganhou a São Silvestre
Fabiano na 4ª corrida Trailrun Serra da Bodoquena (Foto: Arquivo pessoal)

Há 14 anos no meio, o atleta sul-mato-grossense conta que a influência do ídolo ajudou o processo de descobrimento dele como corredor e que o treino juntos foi a realização de um sonho de menino.

“Em um dia você  tem 15 anos, está sentado vendo tudo, vendo ele ser campeão e, no outro, tanto tempo depois, 19 anos depois, ter a oportunidade de treinar com ele é muito gratificante e satisfatório. Espero que eu tenha mais oportunidades de treinar com ele”.

A corrida ganhou espaço definitivo no coração de Fabiano em 2016, durante o tempo em que serviu o Exército. Antes, o que era para manter a saúde e um bom condicionamento físico virou coisa séria é sinônimo de várias conquistas. Algumas delas são a Maratona de Campo Grande, Bonito 21k, Trail Run Serra da Bodoquena e La Misión Brasil.

Após 19 anos sonhando, atleta correu com ídolo que ganhou a São Silvestre
No pesçoso, as medalhas da Maratona de Campo Grande, Bonito 21k, Trail Run Serra da Bodoquena e La Misión Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

“Sempre tive muita admiração e vejo que no nosso país não tem muita valorização dos atletas que construíram a história do esporte. O que eu faço corrida influencia muito outras partes da minha vida. Pra mim ela é mais que competição e performance. Corrida é qualidade de vida e válvula de escape do estresse, da rotina".

Sem conseguir viver apenas do esporte, Fabiano divide o tempo entre os treinos e o serviço de almoxarifado em um hotel da cidade. Aos 33 anos, o corredor comenta que recebe mensagens de incentivo e relatos de pessoas que começaram a correr por causa dele.

“Através do esporte consegui ajudar muitas pessoas, fui instrutor de artes marciais também. Saber que tinham algumas que nunca praticaram atividade física e hoje correm é incrível. Acho que a coisa mais gratificante é receber uma mensagem da pessoa falando que começou a correr por causa de você”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias