ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Após passar por MS, Pedro quer fazer história viajando em mula dos EUA

Ele chegará às terras estadunidenses dirigindo uma F-1000, mas promete voltar montado nos animais

Por Cassia Modena | 19/09/2023 06:25
Após passar por MS, Pedro quer fazer história viajando em mula dos EUA
O berranteiro e o cachorro Bastião, na carroceria da F-1000 (Foto: Alex Machado)

Tocador de berrante desde os dois anos de idade e quase um personagem de aventuras country do cinema, Pedro Henrique Biondo Mathias saiu de São José do Rio Preto (SP) prometendo o feito inédito de cruzar as Américas numa caminhonete modelo F-1000, chegar aos Estados Unidos e voltar ao Brasil montado em um burro e uma mula estrada afora. Sua segunda parada foi Campo Grande, de onde partiu no final da tarde desta segunda-feira (18).

A viagem começou em São José do Rio Preto (SP), em 28 de agosto. A meta é chegar aos estados do oeste estadunidense dirigindo o veículo em até seis meses e retornar ao ponto de partida no lombo dos animais – o que não faz ideia de quanto tempo vai levar. A volta pode demorar mais de um ano, até.

O aventureiro tem só 29 anos e já carrega o título de "Berranteiro das Américas". A missão ainda está em curso, mas ele segue confiante que terá sucesso pela potência da caminhonete e pela resistência física dos animais que irá trazer das terras estrangeiras.

Após passar por MS, Pedro quer fazer história viajando em mula dos EUA
F-1000 volta num container e, Pedro, montado nos animais (Foto: Alex Machado)

"O burro e a mula são animais bem resistentes, montados há milhares de anos por várias sociedades ao redor do mundo. Jesus Cristo nasceu e foi colocado no lombo de uma mula, inclusive", descreve o berranteiro.

As raças que ele pretende trazer dos EUA são diferentes das brasileiras: menos "orelhudas", têm o andar trotado e porte mais robusto. A promessa é exibir os animais na famosa Festa do Peão de Barretos, onde já foi campeão de berrante quatro vezes.

Como se mantém - Pedro é engenheiro civil e precisou deixar o trabalho para cair na estrada. Ele conta com apoio financeiro de marcas patrocinadoras e de pessoas desconhecidas que, entusiasmadas ao saber o que ele pretende fazer, geralmente são muito solidárias. "Ajudam bastante, em toda parte encontro alguém", diz.

O único desafio enfrentado até agora, foi o câmbio da F-1000, que quebrou. O berranteiro teve que estender o tempo que ficaria em Campo Grande, até que a oficina mecânica consertasse e o veículo pudesse seguir viagem.

Dentro da caminhonete, ele tem quase tudo o que precisa para se virar. "Tem um armarinho com três compartimentos, roupas, panela, utensílios de cozinha, um minifogão, um rack de barraca, galão de diesel extra, corote de água, estepe, peças para a caminhonete e, claro, a tralha dos animais que vou trazer", lista.

Após passar por MS, Pedro quer fazer história viajando em mula dos EUA
Caminhonete na oficina, depois do câmbio quebrar (Foto: Alex Machado)

Ele terá a companhia do cãozinho Bastião no banco do passageiro. A meta é cruzar 16 países. Próxima parada é Foz do Iguaçu (PR), de onde acessará o Paraguai.

Inspiração - Pedro se inspira no "Cavaleiro das Américas", Filipe Masetti Leite, 33 anos, que em 2020 atravessou a cavalo os mais de 27 mil quilômetros que separam o Alasca, nos Estados Unidos, e Ushuaia, na Argentina, no extremo sul do continente.

Também brasileiro, Filipe já escreveu dois livros detalhando a jornada. "Ele fez o que era comum antigamente, quando os tropeiros e peões de boiadeiro cruzavam cidades, pois não havia outro meio de locomoção", comenta Pedro.

A ideia do berranteiro não é lançar uma obra, nem bater qualquer recorde, mas sim, divulgar a cultura do homem do campo, conhecer a América e mostrar o que é possível fazer quando se tem disposição.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias