Catarinense traz barbearia com dias de nudez para Campo Grande
Praticante do naturismo, Fernando diz que objetivo é mostrar que estilo de vida não é “sacanagem”
Pela primeira vez, Campo Grande terá um espaço para a prática do naturismo, o estilo de vida que tem como uma das características a nudez. Tendo surgido durante uma conversa em Santa Catarina entre amigos, a barbearia “SacoPelado” terá dias limitados e várias regras para implementar a ideia em Mato Grosso do Sul.
Responsável pelo projeto, o barbeiro Fernando Pereira Moreira, de 32 anos, conta que é praticante do naturismo desde 2008 e, agora, quer ajudar a difundir a cultura em MS. Por enquanto, a barbearia terá apenas dois dias de atendimento com nudismo por semana, sendo sempre necessário o agendamento.
Assim como uma barbearia tradicional, o espaço terá serviços de corte, barba, química e depilação. A diferença é que, conforme definição inicial da programação, às sextas-feiras e domingos, o atendimento será com nudismo.
Ainda em processo para conseguir se vincular à Federação Nacional de Naturismo, a barbearia já aderiu como base princípios solicitados pelo órgão. “Temos placas dizendo sobre respeito, de não toque em funcionários, não tenha atitudes obscenas, gestos obscenos, que se não estiver à vontade se retire, enfim, avisos dizendo que aqui é um lugar de respeito. É somente uma prática e não é sacanagem”.
Sobre as regras, o proprietário diz que a barbearia será apenas para homens e que antes mesmo do agendamento os clientes são informados. “A pessoa faz o agendamento por WhatsApp ou ligação, envia um documento comprovando a idade antes de fazer o agendamento e aqui, como teremos até segurança, ela vai mostrar a identificação provando que é maior de 18 anos”.
De acordo com Fernando, caso alguém tente ferir as regras de respeito, o cliente será retirado do espaço. “Minha intenção é manter um espaço naturista, não um espaço de libertinagem”, diz.
Além dos serviços de barbearia, Fernando argumenta que um bar também está sendo implementado e, no futuro, alimentos naturistas também devem ser agregados.
Para criar o espaço, localizado na Vila Olinda, Fernando conta que a vontade surgiu quando amigos sul-mato-grossenses comentaram sobre a necessidade de um espaço para exercer o naturismo. “Jogaram na mesa a ideia de montar um espaço naturista em MS e como sou barbeiro juntei o que gosto de praticar com minha profissão”.
Depois de fazer uma pesquisa de mercado, o proprietário explica que viu demanda em Campo Grande e, por isso, decidiu iniciar os serviços aqui. Além da capital sul-mato-grossense, Florianópolis também irá receber uma unidade da SacoPelado.
Conhece o naturismo?
Para quem não conhece, a Federação Nacional de Naturismo define a prática como um modo de vida mais natural e saudável, “dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação”. Mas, além da definição geral, o estilo possui significações variadas.
Explicando como entende o naturismo e o motivo por ter entrado nesse universo, Fernando detalha que conheceu a ideia por curiosidade. “Eu detesto roupa, não gosto de passar calor e fui pela primeira vez a uma praia [de naturismo] por isso, por curiosidade”.
Com o tempo, ele percebeu que o hábito de não usar roupas fazia bem para si mesmo e foi se acostumando ainda mais com o naturismo. “Para mim, de uma forma geral, o naturismo é isso. Me libertar das roupas porque não suporto roupa. Quero deixar claro que o que pode ser naturismo para outra pessoa pode ser outra coisa, mas para mim é isso, se sentir à vontade, se sentir livre”, diz.
Novidade em Campo Grande, o barbeiro explica que sabe das dificuldades que poderá enfrentar por aqui, mas que seu objetivo é mostrar que o estilo de vida não envolve nenhum tipo de “sacanagem”. “Acredito que vai demorar um pouco para o sul-mato-grossense entender o conceito de naturismo, digo aqueles que ainda não frequentam. Tanto que algumas pessoas nos procuraram tentando agendamento e fazem perguntas absurdas, achando que vai algum tipo de bobeira. Mas deixamos tudo explicado antes de fazer esse agendamento, desde regras até comportamento”.
Preocupado em destacar que o naturismo é uma prática de respeito, Fernando narra que o estilo de vida não possui cunho sexual. “É um estilo de vida em que não há preconceito, nenhum tipo de sacanagem. Eu olho um naturista como se ele estivesse vestido, olho como uma pessoa normal. Não consigo ver como uma pessoa que está ali despida com pensamentos de forma sexual, isso não é naturista. Ser naturista é você agir normalmente, estar ali sem as roupas, mas fazer as coisas como pessoas vestidas fazem”.
Por haver muitas dúvidas e confusões, o barbeiro narra que já chegou a sofrer assédio sexual durante alguns atendimentos. Como solução, ele narra que a ideia é sempre educar e reforçar os princípios.
“Foram algumas pessoas que atendi em casa que fizeram isso, mas geralmente é verbal. As pessoas fazem perguntas e até entendo porque quem não conhece acaba pensando isso. Então explico e as pessoas entendem”, diz Fernando.
Para mais informações sobre a barbearia, o perfil do Instagram é @sacopeladobarbershop.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).