ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer

Algumas Ongs necessitam de doações de rações e produtos de limpeza para proporcionar qualidade de vida aos pets, em Campo Grande

Alana Portela | 29/04/2020 06:19
Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Mais que fofo, cachorro também precisa de amor e cuidados para sobreviver. (Foto: Henrique Kawaminami)

Muito além da fofura, os animais são seres carinhosos e inocentes que precisam de ajuda para sobreviver. Em Campo Grande, algumas Ongs (Organizações Não Governamentais) abraçaram a causa, porém tem sentido na pele a queda de doações, uma das consequências do coronavírus. As instituições precisam de rações, produtos de limpeza e até medicamentos para proporcionar qualidade de vida aos pets.

Há mais de 20 anos, a Ong Fiel Amigo vem cuidando dos animais. O espaço é um refúgio para os pets vítimas de maus-tratos e abandono. “Temos mais de 200 animais, entre cães e gatos. Alguns estão em lares temporário porque não temos mais espaço”, diz Laura Cristina Garcia Brito.

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Laura Cristina Garcia Brito observando o doguinho se alimentar. (Foto: Fiel Amigo)

Ela é responsável pela instituição há dez anos e relata que, quando um animal fica em lar temporário, é a Ong a responsável pelas despesas. “Damos o suporte em tudo que precisar para cuidar e dar qualidade de vida a eles”, explica.

Laura Cristina comenta que, se antes da quarentena estava difícil, agora então, nem se fala. “Estava complicada a questão das doações antes por conta da crise [financeira] que o país vinha enfrentando, agora piorou. As doações caíram mais de 80%”.

Não é de hoje que causa animal é deixada de lado por muitos, infelizmente essa é uma triste realidade que poderia ser mudada através de um gesto de amor e carinho. Os pets são ótimas companhias e super parceiros da família, protegem o lar e ainda te fazem rir com suas travessuras.

Ter um cachorro ou gato em casa é sinal que nunca estará sozinho, principalmente agora, durante esse período de isolamento, por conta do Coronavírus. Os médicos veterinários já confirmaram que eles não transmitem o vírus, então, é hora de espalhar mais amor e ajudar esses bichinhos a sobreviverem.

Por isso, a Fiel Amigo pede a doações de rações para cães e gatos e alguns produtos de limpeza, como; Água sanitária, desinfetante, álcool, vassouras, Creolina, Lysoform, luvas de borracha M e G, detergente, rodos, baldes, BomBril e Baygon spray.

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Endereços para fazer as entregas das doações a Ong Fiel Amigo, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A presidente da Ong Amicats (Associação Amigos dos Gatos), Ana Cristina Camargo de Castro, também fala sobre as necessidades do abrigo voltado ao atendimento felino, desde 2017. “É um grupo pequeno, de pessoas apaixonadas por gatos e preocupado com a situação dos animais de rua”.

A Ong possui tem um espaço físico, que foi alugado e adaptado para abrigar mais de 200 gatos. Os felinos resgatados passam por uma triagem rigorosa com veterinários para identificar possíveis problemas de saúde, e são separados em espaços adequadas às suas condições. Todos são castrados, vacinados e recebem cuidados diários.

Nesse momento, o local precisa muito de doações de rações e patês. “Tenho alguns gatos sem os dentinhos, idosos, que não conseguem comer ração seca. Também precisamos de vermífugo para gatos”, diz Ana Cristina.

As doações podem ser levadas até o ponto de coleta, na Clínica Veterinária e Pet Shop Bourgelat localizada na Avenida Mato Grosso, nº 1292 – Centro.

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Vários gatinhos que foram resgatados da rua precisam de doações de rações. (Foto: Fiel Amigo)

A Ong Cão Feliz precisa de ajuda com doações de rações de cachorros e produtos de limpeza, como água sanitária e desinfetante. Além disso, a presidente da instituição, Kelly Macedo, pede o apoio daqueles que puderem contribuir com doações financeiras. O valor será usado para quitar a dívida do abrigo com uma clínica veterinária, que quase chega a R$ 5 mil.

A Cão Feliz atende 126 cães na Ong e cuida de mais 35 que estão em lares temporários e precisam de cuidados. Mais informações pelo contato (67) 9 9902-1903.

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Alguns itens principais de limpeza que estão sendo solicitados pelos abrigos de animais da Capital. (Foto: CGNews)

O Abrigo dos Bichos existe há 18 anos na Capital, é uma instituição especializada em resgates de animais que sofrerem maus-tratos ou foram abandonados. Foram inúmeros atendimentos desde o início e, atualmente, o espaço cuida de 60 cachorros e um gatinho.

Coronavírus afeta até doações, e pets precisam de sua ajuda para comer
Dentro da casinha, o doguinho espera por sua ajuda. (Foto: Abrigo dos Bichos)

Maria Lucia Metello é uma das fundadoras do abrigo, que criou uma campanha no “PagSeguro”. Através da proposta, as pessoas podem apadrinhar os animais e assim, realizarem doações fixas mensais para serem usado no tratamento dos bichinhos.

Além disso, dá para contribuir também com doações de produtos de limpeza, como sabão em pó, desinfetante, água sanitária e alguns utensílios de limpeza, como saco de lixo, vassoura, rodo, pano de chão, toalhas, luvas de borracha e pá de lixo.

Os animais também precisam de rações e patês. O abrigo não recusa nenhum tipo de alimento animal, porém indica alguns da marca Pedigree, Vittamax, Max, Golden, ND, Premier, Royal Canin, Naturalis, Percane, Prime, Dog Chow. As doações podem ser entregues na Rua Barão do Rio Branco, nº 2130. É só avisar que é para o Abrigo dos Bichos e entregar os produtos na portaria.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias