ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Cria do Pantanal, Filó se empolgou com a Capital e ficou 14 dias perdida

Cachorrinha veio para tratamento de saúde em Campo Grande, com funcionário da fazenda, e acabou se perdendo

Antonio Bispo | 28/08/2023 14:58
Cria do Pantanal, Filó se empolgou com a Capital e ficou 14 dias perdida
Filó ficou desaparecida por 14 dias pelas ruas de Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

Após dar um verdadeiro susto para a produtora rural Mercedes Leite Barros, a cachorrinha Filó, desaparecida desde o dia 15 de agosto quando veio para Campo Grande para passar por exames, foi encontrada na manhã desta segunda-feira (28), na região do bairro União, na Capital.

Ainda bastante eufórica com o final feliz, Mercedes contou ao Campo Grande News que Filó vive em uma fazenda na Nhecolândia, região do Pantanal, e veio para a cidade acompanhada de um funcionário da propriedade.

Por um descuido, quando o rapaz abriu a porta, a cachorra, que estava bastante agitada devido à viagem, pulou do veículo e correu entre os carros na Avenida Eduardo Santos Pereira, próximo à Santa Casa. A partir daí, iniciaram-se 14 dias de muita busca, com ajuda de amigos e familiares.

Uma das pessoas que mais esteve ativa durante os trabalho de busca foi o médico veterinário e amigo da Mercedes, Eder Dittmar. À reportagem, ele relatou que após começar a divulgar o desaparecimento da Filó, recebeu informação de que ela estaria escondida no banheiro de um bar, localizado próximo à Avenida Tamandaré, no bairro Planalto.

Entretanto, quando chegou ao local, a cachorrinha havia fugido novamente, após uma pessoa abrir a porta do banheiro onde ela estava. “Todos os dias eu saía de coração apertado com isso”, contou.

Dias depois, recebeu novamente uma foto da cachorrinha, deitada sobre lonas aos fundos de um atacadista, na Avenida Duque de Caxias. Mas ao visitar o espaço, Filó havia fugido de novo, deixando todos ainda mais apreensivos.

Eder seguiu buscando o paradeiro da cachorra ao longo de diversos bairros da cidade, entregando panfletos e conversando com moradores. Às vezes, recebia informações desencontradas que atrapalhavam as buscas, mas em outras, encontrou pessoas de bom coração.

As buscas que pareciam não ter fim tiveram uma ponta de esperança, quando uma notícia de um cachorro andando próximo às pistas do Aeroporto Internacional de Campo Grande começou a rodar pelas redes sociais.

“Ela não passou para o lado da vila militar, ficou mais na base, que é uma área restrita, próximo do radar e que não pode entrar. Mas com uma autorização, o oficial responsável permitiu a entrada”, disse. Entretanto, Filó acabou fugindo novamente e não foi localizada pelo médico veterinário.

Após dias de muito cansaço, mas que segundo Eder, de “muita oração também”, na manhã desta segunda-feira (28), enquanto percorria novamente área das quais já havia visitado, encontrou a Filó andando por uma rua do bairro União, acompanhada de outros dois cachorros.

“Eu estava falando com minha mulher no telefone quando vi ela e gritei: ‘é a Filó’, e desliguei o telefone”, relatou. Ao tentar se aproximar com comida, Filó que permanecia com um comportamento mais na defensiva, não se aproximou e correu.

Eder afirmou que, desta vez, não a perderia mais de vista. “Entrei no carro e segui atrás dela, com sachê na mão, tentando me aproximar”. Após muita insistência, conseguiu se aproximar da Filó que, rosnando, foi deixando aos poucos que ele a pegasse.

Ao colocar a cachorra no carro, uma das primeiras coisas que fez foi mandar uma mensagem para Mercedes, para dizer que, enfim, havia encontrado a Filó. “Ela nem viu minha mensagem, quando atendeu minha ligação me perguntou como estavam as buscas e aí eu contei que havia achado”.

Agora mais calmo, Eder destaca que a Filó foi muito guerreira em passar por todos esses dias sozinha, mas que no fim, tudo deu certo. “Dei um banho nela e agora ela está aqui, deitada na coberta”.

Nesta terça-feira (29), Filó será levada para uma clínica veterinária, onde passará por exames médicos para saber se está tudo bem, uma vez que ela está no período do cio e possa ter passado por um cruzamento com outro cachorro.

Nos próximos dias, Mercedes deve vir à cidade para encontrar com a companheira, que deu um verdadeiro susto em todos.

Cria do Pantanal, Filó se empolgou com a Capital e ficou 14 dias perdida
Filó descansando após ser encontrada (Foto: Arquivo Pessoal)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias