Criado por Belle, jornal “Quarentena News” traz notícias e ensina receitas
Ela tem 11 anos, e resolveu aproveitar o isolamento para criar um site de notícias, onde fala sobre sua rotina e ensina receitas
Proativa e animada, o que não falta em Isabelle Santos Machado é imaginação. Ela tem 11 anos, está no 7º ano na escola e desde março se isolou com a família em casa. Para tornar os dias mais divertidos, resolveu criar o jornal “Quarentena News”, onde transmite as informações sobre a sua quarentena de um jeito espontâneo e engraçado.
Os cômodos da casa se transformaram numa redação improvisada para a apresentadora transmitir as notícias aos seguidores, através de vídeos e textos curtos.
“Desde pequena sempre gostei de vídeo, acho que é um passatempo bacana. Gravo duas vezes por semana, falo o que está acontecendo na minha quarentena. Tem vez que acordo tarde, outras de manhã para aula on-line. Falo sobre as pérolas da quarentena. É onde falo o que quero e sou eu mesma”, diz a apresentadora mirim.
Ela é mais conhecida por Belle Santos, inclusive é assim que se apresenta no jornal. Tudo começou com uma brincadeira após alguns dias isolada em casa. Num papel escreveu o nome do noticiário e passou a organizar a pauta do dia.
Até a televisão vira parte do cenário, se transformando em TP (Teleprompter), para ler as notícias durante a gravação. Além das novidades sobre como está sendo seu isolamento, ela também ensina receitas para os leitores. “Fiz bolinho de chuva. Algumas receitas aprendi com minha mãe outras é porque vi na internet”, diz.
Para fazer tudo dar certo, Belle conta com a ajudinha da mãe, Vivianne Nunes que é jornalista. Ela está trabalhando em home office, e comenta que a brincadeira ganhou uma proporção maior após um amigo ver e decidir ajudar criando o site para a Belle.
“O site existe há duas semanas. Fui ajudando ela a diagramar. A Belle sempre gostou de fazer vídeos até postou duas edições do jornal no site e no seu canal do Youtube”, conta Vivianne.
As duas são bem parceiras, Belle acompanha o trabalho da mãe em casa. “Ela conhece minha rotina, me vê trabalhando e faz perguntas”, diz. E assim elas vão fazendo o trabalho em equipe, conversando e se planejando para o “Quarentena News”. “Temos até reunião de pauta”.
“Ela é comunicativa, aprendeu a falar cedo. Tenho vídeo dela quando tinha 3 anos, sempre espontânea. Talvez, a influência do meu trabalho na área da comunicação fez surgir isso de forma natural nela. A gente fez um planejamento de postagem, mas nem sempre ela segue à risca”.
Quando vai gravar as notícias, é Belle que dá um jeito de arrumar o cenário da redação. “Improvisa o estúdio do jeito dela, dou uns pitacos também. É tudo caseiro, na brincadeira mesmo.
O jornal está sendo uma forma de unir a família. “No começo fiquei assustada porque tudo parou e tinha que inventar coisas para fazer com criança, mas quando percebi estavam todos na cozinha fazendo comida. Num vídeo, ela até brinca que o irmão mais velho, de 17 anos, saiu do quarto. Aconteceu diferente do que imaginava, eles se entrosaram mais, a energia melhorou”.
Para Vivianne, esse tempo ajudando a filha com o noticiário está sendo importante. “Tira o foco da tragédia. Colocamos no lugar a animação, poesia e família. Nosso ambiente ficou mais gostoso”.
Apesar de gostar de apresentar os vídeos, Belle sonha em ser médica quando crescer. A mãe apoia a pequena e está sempre do lado para ajudá-la no que for preciso. Enquanto as coisas não voltam ao normal, que tal entrar no site quarentenanews.com.br e acompanhar as notícias da apresentadora?
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: