ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Crianças ensinam trabalhador brasileiro a viver com a ‘miseréca’

Com a miseréca, Instituto Misericordes ensina educação financeira e inclusão social para os pequenos

Jéssica Fernandes | 21/08/2023 08:46
Crianças mostram as 'miserécas' que simulam notas circulantes no mercado. (Foto: Divulgação)
Crianças mostram as 'miserécas' que simulam notas circulantes no mercado. (Foto: Divulgação)

O Instituto Misericordes encontrou uma forma divertida, educativa e humanizada de ensinar às crianças o valor do dinheiro. Com a ‘miseréca’, os pequenos aprendem sobre o consumo de forma humanizada, além de poderem comprar roupas, alimentos e brinquedos.

Há 10 anos, o instituto desenvolve as oficinas de educação financeira para crianças, que vivem em condição de vulnerabilidade social. As moedas foram improvisadas em notas que simulam as notas reais circulantes no mercado, mas em tamanho menor. Todas as cédulas são devidamente carimbadas e por mês devem ser repassadas R$ 1.320,00 miserécas para os educandos.

No final do mês, é feita uma avaliação do comportamento, assiduidade e participação da criança durante o mês. Dependendo do resultado da avaliação, a criança pode ter um valor abatido da quantia mensal da miseréca.

É na hora das compras que as crianças mostram o que aprenderam com o instituto. As doações recebidas, ao invés de serem repassadas para os alunos, vão direto para o mercado. Com as miserécas em mãos e sem a presença dos pais, as crianças fazem as compras definindo o que será levado para casa seguindo o limite de miserécas que cada uma recebe.

Localizado no Parque Lageado, o Instituto Misericordes é uma organização religiosa, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social e religiosa. Fundado em 2016, a organização realiza atividades voltadas para crianças e jovens que não tem perspectiva de  conhecimentos e de interação social.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias