Depois de 17 anos, Ivan deixa Mercearia com brinde entre colegas
Gerente querido por muitos, Ivan viu de tudo no bar, desde casamento a flagra de traição
Há 17 anos, Ivan Rodrigues Pedreira, chegou ao Bar Mercearia para trabalhar como garçom. Entre uma mesa e outra, ele conquistou a amizade dos clientes e se tornou um gerente querido por muitos. Após ver casais se formando, separar brigas de quem flagrou traição e viver todos os ‘ossos do ofício' do cargo, Ivan disse adeus ao bar para viver novas aventuras.
Na sexta-feira (30), o funcionário, de 45 anos, vestiu pela última vez o uniforme e o fim do expediente foi encerrado com um brinde à ele. Ao Lado B, Ivan relembrou o começo na profissão e a chegada ao bar que virou segunda casa.
“Comecei a fazer extra em outro estabelecimento do dono (João Marcelo) e surgiu a oportunidade de vaga fixa no Mercearia como garçom. Trabalhei como garçom durante seis anos e passei a gerente”, diz.
Quando começou, Ivan foi o segundo funcionário registrado no bar. Ele conta que na última década passou a conhecer tão bem os clientes que já até decorou os nomes. “Ao longo de todos esses anos conhecemos bastante gente. Como os clientes são frequentadores assíduos, a gente conhece bastante gente pelo nome, se tornou não só uma relação de cliente, fizemos muitos amigos”, destaca.
É só quem desempenha a função ou um dia desempenhou sabe que no trabalho é rotina ouvir as famosas frases ‘quero falar com o gerente, chama o gerente’. Para cada uma dessas situações, Ivan estava ali. Por isso, o homem tem uma coleção de histórias.
“São várias situações, relacionamentos que começaram ali, pessoas que casaram e voltaram depois. Teve outros (relacionamentos) que terminaram ali por situação de o homem estar com outra mulher e atual chegar. É muito raro acontecer, ali é um ambiente familiar, amigável, mas quando acontecem chamam o gerente”, ri.
Na alegria ou na tristeza, Ivan esteve no mesmo lugar e acompanhou tudo de perto com muita ‘paciência e responsabilidade'. Questionado sobre o que irá sentir falta, ele não escolhe só uma coisa. “De tudo, das pessoas, clientes, da casa em si. Vai fazer muita falta, acho que vai ser gradativo esse desmame”, brinca.
A saída do bar, segundo ele, é por um bom motivo. “É uma nova oportunidade que surgiu na minha vida. Conversando com o patrão resolvi abraçar essa nova oportunidade, esse novo caminho”, explica. O novo caminho de Ivan será traçado no Pará, mas ele fez mistério sobre o ofício. “É um segmento que vou lidar com o público”, resume.
Vai fazer falta - Para o proprietário do Bar Mercearia, João Marcelo, de 47 anos, a partida de Ivan causa um misto de emoções. “O momento é de tristeza por saber que não terei mais o prazer de trabalhar ao lado dele, mas também de muita felicidade por ver o sucesso que está aguardando por ele”, afirma.
O empresário destaca que o gerente faz parte da história de sucesso da casa. “Ele não é um funcionário, ele já é um grande amigo. Vai fazer muita falta com certeza. Grande parte do sucesso do Mercearia se deve a parceria que formamos ao longo desses anos. A gestão do bar ao longo dos tempos sempre foi trabalhar a quatro cabeças: eu, minha esposa, Ivan e Jorge”, comenta.
Outra pessoa que vê Ivan como uma pessoa querida é Jorge Vieira. Os dois se conhecem há anos e trabalharam juntos em outros locais antes do bar no Centro de Campo Grande.
“Aqui no bar a gente trabalha há 13 anos, mas junto com ele em outros lugares faz 16 anos. Ele é muito positivo, eu considero ele um amigo, comentei com ele: ‘Onde você estiver, se precisar, pode ter certeza que pode contar comigo”, fala.
Ricardo Costacurta, de 31 anos, frequenta o bar desde 2018 e fala sobre o carisma do gerente e o bom atendimento. “Ivan sempre me atendeu belissimamente , sempre sorridente, nunca vi ele de mal com a vida ou atendendo mal. Muiti simpatico, prestativo e humilde acima de tudo. Agora a gente fica triste, mas feliz porque ele vai procurar coisas pra vida dele. Ele se tornou um grande amigo, acho que é o sentimento de todos”, enfatiza
Através do Instagram, o perfil do bar prestou homenagem ao gerente com uma série de fotos do 'O último cafezinho do nosso gerentão' e um texto bastante carinhoso. “Hoje a trajetória dele no Mercearia se encerra, pois grandes pessoas, sempre precisam de novos e grandes desafios, e temos certeza e torcemos para que o sucesso continue o acompanhando o sempre, você é merecedor de tudo o que conquistou durante esses 17 anos, seja no âmbito pessoal e material e sempre nos alegramos a ver cada conquista dele, seja a casa, carros, viagens, casamento dos filhos e etc”, diz a publicação.
Na postagem, clientes do bar abriram o coração e também desejaram sucesso ao gerente querido.
No final da entrevista, Ivan resumiu toda a vivência no bar com a palavra gratidão. “O sentimento é de gratidão sempre. Primeiramente a Deus que me deu a oportunidade de conhecer a casa, agradecer ao seu João Marcelo e Fernanda e aos colegas que hoje são amigos. Passamos por vários momentos, mas deu tudo certo”, conclui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).