É hora de desmontar a árvore de Natal, veja como guardar sem estresse
Confira um compilado de dicas para não vacilar na organização
Apesar de não existir uma regra definitiva sobre quando desmontar a árvore de Natal e encaixotar as decorações, o Dia de Reis (6 de janeiro) vem como a data final para encerrar o período de festas. Aproveitando essa convenção, o Lado B te dá algumas dicas para deixar tudo bem conservado e não ter dor de cabeça.
Antes das orientações, é bom contextualizar: o Dia de Reis vem como uma espécie de marco para desmontar a árvore por encerrar o período natalino com a visita dos três reis magos a Jesus.
Então, os católicos, por exemplo, costumam usar o dia 6 de janeiro como o momento para desmontar o pinheiro, retirar a decoração e guardar o presépio. Mas, como não há definições fixas, algumas pessoas já retiram tudo antes, enquanto outras aproveitam o espírito natalino até quando a vontade permitir.
Hora das dicas
Algumas coisas precisam ser relembradas: tanto as árvores quanto os enfeites costumam ser delicados e frágeis; além disso, como ficarão guardados por um longo tempo, precisam estar imunes à poeira e ao mofo.
Por isso, quem fica responsável pela tarefa precisa de tempo e paciência.
Seja para quem tem muitos enfeites e uma árvore grande ou para aqueles que reduzem na decoração, o processo é basicamente o mesmo. O primeiro passo é escolher as caixas e separar os materiais.
Não esqueça de verificar se as caixas e sacolas estão em boas condições, sem rasgos ou furos. À revista Casa e Jardim, a personal organizer Sandra Perdoná também recomendou que a desmontagem seja feita por categorias.
Na prática, separe os enfeites, as decorações de cada item e as guarde separadamente. Assim, no Natal de 2025, seu “eu” do futuro irá encontrar tudo bem organizado.
Quem tem problemas com espaço para guardar tudo pode usar embalagens a vácuo para alguns itens de tecido, por exemplo. Então aquelas toalhas de mesa que são usadas apenas em dezembro ficarão protegidas.
Sobre as caixas, a personal organizer indica que o papelão seja deixado de fora. No lugar dele, caixas e organizadores de plástico são indicados. Aqui, as etiquetas também fazem toda a diferença, não esqueça delas.
Especificamente sobre a árvore natalina, caso tenha paciência para esperar mais alguns dias, há bolsas específicas para guardá-la sendo vendidas na internet. Os valores são a partir de R$ 100.
Caso não queira investir, a dica é comprar uma caixa de plástico maior. Após desmontar a árvore, utilizar barbantes para manter os galhos presos e alocar o conjunto no reservatório.
As bolas, guirlandas e luzes também podem ser conservadas em caixas, mas utilizando tamanhos variados.
Para além dessas dicas, você tem algum outro 'segredo' para ajudar? Comente em nossas redes sociais!
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.