Dois anos após se despedir de papagaio amigo, Duda volta a sorrir com calopsita
Agentes da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal presentearam criança com ave
A três dias do Natal, Maria Eduarda, que mora no Bairro Los Angeles, foi surpreendida com um novo amigo: uma calopsita. A ave foi um presente da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, depois que a menina foi obrigada a se despedir de um papagaio silvestre que vivia em sua residência, há 2 anos.
Os agentes conheciam a menina desde de 2020, quando a equipe foi acionada para atender uma denúncia de uma ave ferida no bairro. Ao chegar na residência, eles foram recebidos pela criança, que à época tinha 9 anos e cuidava do pássaro, que havia sido atacado por um gato.
No entanto, o agente médico veterinário informou à menina que seria preciso avaliar e levar o animal, que apresentava sangramento abaixo da asa, e por esse motivo não conseguia alçar voo. Por ser animal silvestre, o papagaio não retornou à casa da família e passou a viver no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS.
Apesar da saudade, a criança entendeu e se despediu do animal, mas nunca esqueceu da ave. O ato comoveu a equipe, que se comprometeu a encontrar um outro pássaro por meios legais para que Maria pudesse cuidar.
Este ano, ao fazer a captura de um papagaio em uma borracharia, a equipe teve contato com a proprietária que criava aves da espécie calopsita (permitida para criação doméstica). Em conversa com a mulher, foi relatada a história de Maria Eduarda. A dona ficou sensibilizada e decidiu doar uma ave à garota.
Além do animal, a patrulha também doou um kit de Natal, gaiola e alimentação para a ave. O pássaro foi batizado por Maria com o nome Mia.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).