Estreia de novela tem de almoço tropeiro até exibição em praça
Região em que novela Pantanal foi gravada amanheceu marcada por ansiedade
Turismo, contemplação, amizade e afeto são o que moradores da região de Piraputanga, Camisão e Aquidauana esperam com a estreia da novela Pantanal, na noite de hoje (28). No clima de ansiedade, os preparos para a inauguração começaram cedo e terão de almoço tropeiro até exibição do capítulo em praça às 20h30min, sem comercial.
Para além da audiência a uma das maiores emissoras do País, o que sul-mato-grossenses que conhecem bem um dos biomas mais lindos esperam é outra onda de valorização pela beleza e urgência de preservação.
Para a refeição, a "Comitiva Lagoa dos Bobos" irá servir um cardápio tradicional, sendo preparado inteiramente na hora.
Um dos integrantes, Genuíno de Magalhães, de 35 anos, conta que a comitiva é do tempo dos avós. Por isso, quem quiser mergulhar no cardápio pantaneiro vai aproveitar arroz carreteiro, macarrão tropeiro, carne com mandioca, farofa de cebola com torresmo e feijão gordo por R$ 24.
Também para integrar o almoço na cidade, Rafael Garcia, de 34 anos, levantou cedo para preparar uma linguiça de pintado e servir na praça. Dono do restaurante La Garcia, ele explica que fez questão de participar do momento.
Na praça, o telão em que será exibido o primeiro capítulo da novela já está sendo montado em conjunto com uma estrutura para cobertura. Com as altas expectativas na cidade, o objetivo é que nem a possibilidade de chuva estrague o momento.
Aproveitando o clima, até quem estava de passagem pela região decidiu continuar na cidade. Vendedor, Wender Noronha Martins, de 36 anos, narra que está em Aquidauana vendendo panelas de barro e chegou a pensar em ir embora, mas ficou curioso e optou por finalizar as vendas ali mesmo.
Quero assistir com certeza, até porque o Brasil gosta muito de novela, faz parte da nossa história. Essa novela é muito importante, então, vou embora mesmo só amanhã", diz.
Ainda mais ansioso para acompanhar os capítulos, o ator sul-mato-grossense André Tristão conta que interpreta um jagunço na novela. Mesmo aparecendo apenas no oitavo capítulo, ele é uma das pessoas que já está na praça da cidade para aproveitar a programação do dia.
Região em festa
A cada parada do Lado B, a resposta sobre a expectativa veio acompanhada de um sorriso. Teve gente que resolveu ligar a televisão depois de anos só para assistir o primeiro capítulo e até quem não sabia da estreia ficou animado em fazer festa na noite de hoje.
Dilson Nantes, morador de Piraputanga, completa 54 anos de vida amanhã. Mas ao ser informado que a estreia é hoje, ele já convocou um amigo pra organizar a cervejinha da noite. “Vai ser minha festa de aniversário então, temos que comemorar, né.”
Na opinião dele, a chegada da novela vai trazer um novo olhar para a região. “Tem gente que ainda não conhece nossa região, nosso Pantanal, essa vai ser a chance.”
Claudia Rosa de Azevedo, de 50 anos, diz que há anos não se senta na frente da televisão para acompanhar a programação. Mas, ontem, pediu para o filho instalar a TV só para acompanhar a estreia.
Eu assisti a primeira versão e acredito que vai ser um momento único. Sem dúvidas, tenho muitas comparações pra fazer."
Ao lado do amigo, ator e diretor, Jorge de Barros, a expectativa é grande para o fortalecimento do turismo. “Sem dúvidas, vai melhorar muita coisa, é o que a gente espera. As pessoas vão ter a chance, depois de anos, de ver as nossas belezas. Vai ser um momento incrível.”
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).