ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Folhas e frutos do Cerrado dão cor a nova coleção de estilista de MS

Cerne do tronco da árvore moreira, folhas de crajiru e erva-mate foram usados para tingimento

Thailla Torres | 21/12/2021 08:01
Folhas e frutos do Cerrado dão cor a nova coleção de estilista de MS
"Vestida de Cerrado", a nova coleção da estilista, é no formato slow fashion. (Foto: Leiliane Assis)

As folhas e os frutos de árvores do Cerrado sul-mato-grossense foram utilizados para darem cor aos tecidos usados pela estilista Nair Gavilan em sua nova coleção de verão, intitulada "Vestida de Cerrado".

Pesquisadora de moda sustentável, a estilista detalha que, em mais uma imersão na cultura local, conseguiu encontrar uma associação de mulheres em Caarapó - município que fica a 244 quilômetros de Campo Grande, que tingem tecidos usando o que normalmente seria descartado.

“O método de tingimento dos tecidos é fascinante e desenvolvido pela Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança de Caarapó, liderado pela artesã Josefa Marques Mazarão. É um processo de produção que resgata o modo de confeccionar dos antepassados, naquele modelo de grandes tachos de cobre e alumínio. As folhas, frutos e até cascas de árvores são fervidas junto aos fios e o resultado são colorações únicas”, destaca Nair.

"Vestida de Cerrado", a nova coleção da estilista, é no formato slow fashion, ou seja, peças únicas e de poucas quantidades, como: saídas de banho, saias e vestidos, que podem compor looks únicos para aproveitar o verão nos rios de MS ou mesmo nas praias Brasil a fora.

 “Para o tingimento das peças, foram utilizados o cerne do tronco da árvore moreira, folhas de crajiru e erva-mate, além de flores do ipê-roxo e palha da cebola”, revela a estilista.

Folhas e frutos do Cerrado dão cor a nova coleção de estilista de MS
Para o tingimento das peças, foram utilizados o cerne do tronco da árvore moreira, folhas de crajiru e erva-mate. (Foto: Leiliane Assis)

Conforme Nair, a coleção é sustentável da escolha dos tecidos, tingimento até a confecção. “As peças são feitas a partir de tecidos naturais, como viscose, seda e linho. Além disso, a escolha da maneira do tingimento resgata a história, valoriza e empodera essas mulheres que realizam um trabalho extraordinário no Estado. Tudo isso agrega valor, pertencimento e sustentabilidade para as peças que serão usadas por nós, mulheres igualmente fortes”.

Da Natureza para a cidade - A nova coleção foi oficialmente apresentada em um evento de moda realizado na Feira CRIA, no último sábado (18), em parceria com outras marcas.

Quem tiver interesse nas peças, pode entrar em contato com Nair pelo contato (67) 99250-2925.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias