ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Há três anos, Alberto e Neura dividem vista da sacada com araras

Quatro aves transformaram as palmeiras do quintal em seu lar no bairro Jóquei Clube

Por Aletheya Alves | 18/09/2023 07:02
Alberto e Neura dividem vista da sacada com araras há três anos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Alberto e Neura dividem vista da sacada com araras há três anos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Em 2020, Alberto Tomielis e Neurailde Alcântara Placido Tomielis se preparavam para se despedir das palmeiras do quintal, mas a ideia de um dos filhos transformou o que seria algo triste em uma surpresa feliz. Um dia após cortarem a copa das árvores, o casal foi escolhido para dividir a vista de sua sacada com araras.

“Foi surpreendente, nós cortamos em um dia e logo de manhã, no dia seguinte, elas já estavam ali. Pouco tempo depois, outras duas começaram a ocupar a palmeira ao lado e agora nós convivemos com as quatro”, explica Alberto.

Explicando melhor sobre a surpresa, o morador do bairro Jóquei Clube conta que as folhas das palmeiras haviam se tornado um problema devido à sujeira. Sem encontrar melhores caminhos, a decisão havia sido de cortar as duas árvores com o tronco completo.

Em uma conversa com o filho, Alberto recebeu a sugestão de fazer um teste e eliminar apenas a parte de folha das palmeiras. “Meu filho comentou que a gente podia torcer para as araras escolherem aqui. A gente sempre via elas no bairro, mas nunca tão próximas. Ficamos pensando nisso e torcendo”.

No terreno da casa, as aves adotaram palmeiras como seu lar. (Foto: Henrique Kawaminami)
No terreno da casa, as aves adotaram palmeiras como seu lar. (Foto: Henrique Kawaminami)
Bichos já se tornaram integrantes da família de Alberto. (Foto: Henrique Kawaminami)
Bichos já se tornaram integrantes da família de Alberto. (Foto: Henrique Kawaminami)

Sem precisar de muito tempo, a família foi escolhida em menos de 24 horas e logo cedo já acordou com o barulho das aves. Desde então, ele e a esposa começaram a se empenhar para aprender mais sobre como poderiam conviver em harmonia com as novas integrantes da casa.

Na prática, Alberto comenta que o mais importante é respeitar o espaço dos animais e encontrar formas de auxiliar a cidade ser um ambiente propício para que eles permaneçam por aqui. “Nós começamos a pensar em plantar árvores frutíferas para que elas tenham como se alimentar, por exemplo”.

Deixando a pressa de lado, o morador entende que todos os projetos executados hoje vão afetar no futuro e garante que tenta repassar o amor pelas aves para todos que conhece. Na realidade, até quem não é conhecido entra no jogo, já que Alberto faz questão de fazer um tour por quem apresenta o olhar apaixonado pelas aves.

“Quando eu vejo alguém aqui na frente de casa olhando para elas, aproveito para conversar, falar sobre conscientização e, geralmente, pergunto se não quer ir na sacada. A gente não incomoda elas, o espaço é suficiente, mas é um privilégio poder ver elas tão de perto.”

Agora, além de manter o convívio cotidiano, a família estabeleceu contato com o Instituto Arara Azul e fez uma parceria com a Semadur para o plantio de árvores. “Estamos recebendo orientações sobre quais espécies plantar aqui no bairro e queremos que cada vez mais pessoas também sintam essa vontade”, diz.

E, já pensando longe, Alberto comenta que o respeito pela ave é compartilhado com os pequenos. “Meu netinho vem aqui e fica encantado. Temos que mostrar para todas essas gerações que o cuidado e empatia são necessários”.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias