ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Mesmo com câncer, apresentadora de TV não desistiu de reality show

Após descobrir tumor maligno, Fabia Siqueira decidiu seguir como apresentadora do Beleza à Prova na TV Record

Por Mylena Fraiha | 12/09/2024 07:13
Em maca de hospital, Fabia Siqueira faz sinal de "vitória" após retirada de tumor maligno (Foto: Arquivo pessoal)
Em maca de hospital, Fabia Siqueira faz sinal de "vitória" após retirada de tumor maligno (Foto: Arquivo pessoal)

“Dei um prazo para minha tristeza, pois sabia que precisava seguir em frente”, é como define a jornalista Fabia Siqueira, de 39 anos, sobre o que passou por sua cabeça após receber a notícia de que tinha um tumor maligno no braço. Na mesma semana do diagnóstico, ela foi convidada para se apresentadora do maior reality show de beleza de Mato Grosso do Sul.

Desde 2000, Fabia está na Rede Record, tendo atuado na televisão e rádio da emissora. Segundo ela, um dos seus desejos profissionais era apresentar um programa. No entanto, na primeira vez que foi convidada precisou recusar por motivos religiosos. O programa seria gravado aos sábados e, como adventista, ela não poderia trabalhar.

“O primeiro convite para apresentar um reality veio dois anos depois que eu já estava na TV, mas acabei não aceitando porque as gravações teriam que acontecer aos sábados e, como sou sabatista, guardo o sábado biblicamente, então recusei. Naquele momento, senti no meu coração que Deus me daria outra oportunidade no futuro”, explica a jornalista.

Dois anos depois, ela foi convidada novamente para participar da seleção entre várias apresentadoras para um novo teste, o cargo de apresentadora do "Beleza à Prova", o primeiro reality show de beleza do Mato Grosso do Sul. “As gravações não seriam aos sábados, pois já sabiam que eu não poderia gravar nesse dia”, relata.

Entretanto, dias antes do processo seletivo, Fabia já vinha investigando um caroço que havia aparecido em seu braço. Inicialmente, ela comenta que acreditava que era uma lesão de treino de academia, mas após o caroço crescer, notou que precisava investigar mais a fundo.

O caroço começou a crescer, sem dor, mas era visível. Parei de treinar a parte superior achando que era uma inflamação, mas quando perdi massa muscular e o caroço permaneceu, procurei um médico e fiz a ressonância. Ele me disse que eu tinha um tumor, mas que só saberíamos se era maligno ou benigno após a biópsia, e pediu exames de tórax e sangue para verificar se havia se espalhado”, compartilha Fabia.

Segundo ela, a notícia foi um “baque”, mas logo informou a equipe do programa sobre a sua situação. “A primeira coisa que eu fiz foi informar a TV sobre a situação e, até então desacreditada,  disse que não sabia se poderia apresentar o reality, porque não sabia o que aconteceria com a minha vida dali para frente”.

Fabia explica que naquela semana, a direção se reuniu para decidir se ela seguiria no projeto. Dias depois, o parecer positivo veio. “Isso foi um alívio e me trouxe forças para continuar. Eu me senti acolhida e amparada para poder seguir com o meu trabalho, mesmo sem saber o que iria acontecer comigo dali para frente”.

Cirurgia - A apresentadora explica que procurou um oncologista para avaliar melhor a situação e realizar uma biópsia, que foi feita em um dia. “Fui operada à tarde e liberada no mesmo dia. Pedi para voltar ao trabalho o quanto antes, e o médico disse que dependeria de mim. Continuei minhas atividades normalmente, com todo o cuidado”.

De acordo com Fabia, o resultado da primeira cirurgia de biópsia não foi conclusivo, e foi necessário realizar um exame chamado imunohistoquímico, com uma amostra enviada para São Paulo.

Fabia mostra o processo de cicatrização após a retirada do tumor maligno (Foto: Arquivo pessoal)
Fabia mostra o processo de cicatrização após a retirada do tumor maligno (Foto: Arquivo pessoal)

Mesmo diante da incerteza, a apresentadora continuou firme no projeto televisivo e chegou a gravar todas as chamadas do reality. Segundo Fabia, quatro semanas depois, a confirmação de que o tumor era maligno chegou enquanto ela apresentava um programa ao vivo na emissora.

Estava me preparando para entrar ao vivo no 'Cidade Alerta' quando o médico ligou, dizendo que o tumor era maligno e que eu precisaria de uma nova cirurgia na semana seguinte”, relembra Fabia.

Duas semanas antes do início do reality e quatro dias após receber a notícia de que o tumor era maligno — um sarcoma de partes moles —, ela foi encaminhada para a cirurgia. No dia do procedimento, o médico explicou que havia riscos, pois o tumor estava próximo a um nervo, o que poderia comprometer os movimentos dos dedos.

Entretanto, Fabia explica que o procedimento foi um sucesso. "Oramos juntos antes da cirurgia. Quando a anestesia passou, senti os movimentos dos meus dedos, o que foi um alívio," explica.

Recuperação - Após dois dias de recuperação em casa, ela voltou às suas atividades na TV, mas com a condição de cuidar do braço afetado pela cirurgia. "Minha mãe veio para me ajudar, dirigindo para mim, enquanto eu fazia os links ao vivo. Na TV, eu tirava a tipoia antes de entrar no ar e segurava o microfone com a mão esquerda", conta.

No dia em que começaram as gravações do reality, Fabia relembra que já estava recuperada, tanto física quanto mentalmente. "Recebi muito apoio das pessoas, tanto no trabalho quanto nas redes sociais, o que me deu uma força enorme para enfrentar o que estava por vir. Essa experiência despertou um gigante dentro de mim. Sempre encarei as dificuldades de frente, e, desta vez, não seria diferente".

Fabia durante gravação do reality "Beleza à Prova" duas semanas após a segunda cirurgia (Foto: Arquivo pessoal)
Fabia durante gravação do reality "Beleza à Prova" duas semanas após a segunda cirurgia (Foto: Arquivo pessoal)

Agora, após superar a situação, ela expressa sua gratidão, e diz que a fé e o apoio das pessoas foram fundamentais para sua recuperação. “Não deixei que a doença me paralisasse. Hoje, sou ainda mais grata a Deus pela vida e pelas pequenas coisas que, às vezes, passam despercebidas. Sou grata pelo trabalho, pelas pessoas ao meu redor, e procuro usar minha história para inspirar e fortalecer os outros".

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias