ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Para manter saúde em dia, Celso passou a correr em todas as capitais

Projeto teve início em 2017 e o objetivo é participar das meias maratonas em todas as capitais brasileiras

Por Idaicy Solano | 31/08/2024 06:10
Para manter saúde em dia, Celso passou a correr em todas as capitais
Celso em prova de meia maratona na cidade do Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Há exatamente 14 anos, o funcionário público Celso Sokuzo Guibu, de 68 anos, passava por maus bocados após um check-up com o cardiologista, que lhe apresentou uma série de alterações em seu quadro de saúde, que poderiam resultar em problemas cardíacos.

Após ser orientado a praticar atividades físicas, ele encontrou na corrida um meio de melhorar sua saúde. Para manter a motivação, Celso decidiu estabelecer o objetivo de participar das meias maratonas em todas as capitais dos estados brasileiros, incluindo Brasília. O projeto teve início em 2017 e o funcionário público está mais perto do que nunca de concluir a tarefa.

Prevista para novembro, a próxima participação de Celso será na meia maratona da Polícia Federal em Palmas, no Tocantins, e, a partir daí, restarão apenas três cidades: Boa Vista, Macapá e Rio Branco, para completar o quadro das 27 capitais.

Sobre a experiência de percorrer as principais cidades do Brasil, Celso descreve que a vivência cultural é bastante rica, e que a melhor parte, além de cuidar da saúde, é a oportunidade de conhecer dezenas de lugares, diferentes culturas presentes no país e várias pessoas novas.

"É muito emocionante conhecer lugares maravilhosos no Brasil, de Manaus a Porto Alegre, com suas culturas e comidas típicas, como o povo simples e educado de Porto Seguro. Fui a lugares como Gramado, com suas casas arrojadas, e às praias de Natal, Fortaleza, Copacabana, Piçarras e Balneário Camboriú. São muitos lugares que nós brasileiros deveríamos conhecer", detalha.

Para manter saúde em dia, Celso passou a correr em todas as capitais
Celso durante treinos no Parque das Nações Indígenas (Foto: Arquivo Pessoal)

Antes de começar a praticar atividades físicas, Celso relata que sua saúde estava debilitada, com exames apontando níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Após mudar seus hábitos e começar a se exercitar, ele refez os exames, que mostraram uma melhora significativa.

As principais corridas em que ele já participou, em termos de percurso e importância, foram cinco corridas de São Silvestre, três maratonas em Campo Grande, uma maratona em Foz do Iguaçu, além de diversas meias maratonas nas principais cidades brasileiras.

Somente em 2024, o funcionário público já participou de 22 corridas e deve alcançar a marca de 41 até o final do ano. Entre as principais corridas que ele deve participar até dezembro estão a Corrida do Pantanal, a Corrida dos Poderes, a Meia Maratona de Palmas e a Meia Maratona de Bonito, encerrando o ciclo de 2024 com a 99ª edição da São Silvestre.

Atualmente, a rotina de treinos de Celso segue uma planilha desenvolvida pelo professor Celso Arantes, da Assessoria ADAC (Associação Desportiva Atletas de Cristo), além de treinos funcionais às terças e quintas-feiras.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias