ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Professora de escola pública vence prêmio nacional ao ensinar arte

Por Thailla Torres | 02/10/2023 08:46
Ana Carolina desenvolveu o "Projeto Territórios: América Latina e Gêneros".
Ana Carolina desenvolveu o "Projeto Territórios: América Latina e Gêneros".

Na última semana, a professora Ana Carolina Taveira, que leciona na Escola Municipal Elpídio Reis, em Campo Grande, foi vencedora do Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola, uma premiação nacional que está em sua 24ª edição.

Ela e mais quatro educadores do Brasil foram reconhecidos por projetos de ensino de Arte, que desenvolveram com seus alunos. Ana Carolina desenvolveu o "Projeto Territórios: América Latina e Gêneros".

O trabalho revela a importância da experiência estética com artistas latino-americanos e como é possível desconstruir os estereótipos de gênero em sala de aula. Por meio da exploração de diversos trabalhos de artistas latino-americanos, tais como Ana Bella Geirger (Brasil), Joaquín Torres Garcia (Uruguai), Harmonia Rosales (Cuba), Hernán Lira (Argentina), Paz Errázuriz (Chile) e Pri Barbosa (Brasil), os alunos do quinto ano compreenderam que poderiam fazer uma ponte entre o que somos e os outros que seremos, se reconhecendo e entendendo porquê e como os padrões e estereótipos de gênero, que perpassam a escola, interferem nas suas produções criativas e identidade.

O objetivo da premiação é ampliar a voz de quem leciona Arte na Educação Básica, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos e comunidade escolar.

Como prêmio, o professor proponente do projeto premiado de cada categoria receberá 10 mil reais além de certificado para ele e para a escola. O Prêmio é realizado pelo Instituto Arte na Escola, organização mantida pela Fundação Iochpe.

Mais de 500 educadores de várias parte do país se inscreveram para participar, apresentando projetos que envolviam uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança) e realizados entre 2019 e 2022 em escolas de ensino formal , públicas ou particulares, com turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias