Projeto escolar e apoio de alunos fez Valquiria eliminar 29 quilos
Através da iniciativa 'Turminha do Bem', a professora mudou hábitos e estilo de vida
O que era para ser apenas um projeto escolar tomou proporção maior na vida da professora Valquiria Goulart Vilhalva, de 37 anos, e os alunos da Escola Estadual José Bonifácio, do Distrito de Congonhas, no município de Bandeirantes, a 70 km de Campo Grande. Através da iniciativa ‘Turminha do Bem’, ela mudou os hábitos alimentares e emagreceu de forma saudável 29 kg,
Tudo começou há um ano quando ela recebeu a proposta de aplicar o projeto criado em 2015 pela doutora Oliveira Fialho. No interior do Estado, a professora de ciências e eixo temático viu a oportunidade de, por meio da Turminha do Bem, elevar o ensino a outro patamar.
Antes de trabalhar os temas que envolvem saúde, sustentabilidade, nutrição e educação, Valquíria comenta que não estava conseguindo ver o resultado do trabalho. “Nas turmas estava tendo dificuldades por ser o primeiro contato após a pandemia em sala de aula. Eu não tinha uma resposta do meu trabalho, não sabia se eles estavam aprendendo”, conta.
Por isso, o programa de cunho socioeducativo com viés pedagógico informativo surgiu na hora certa. O Turminha do Bem oferece materiais de apoio para os professores trabalharem assuntos, como: meio ambiente, higiene pessoal e alimentar, emocional e ambientes limpos e fisiologia da vida.
Valquiria explica que durante um piquenique começou a pôr em prática o projeto. “Comecei o quebra gelo com eles, fui introduzindo o projeto, fomos construindo conceitos sobre alimentação saudável, o ato de comer e fui conquistando eles”, afirma.
Os alunos adoraram o método, contudo, a professora começou a ficar incomodada com o fato de na vida pessoal não executar o que ensinava sobre alimentação e hábitos saudáveis. “Eles estavam gostando do projeto e eu consegui atingir o objetivo, mas foi me incomodando porque estava falando uma coisa e fazendo outra”, fala.
Em setembro de 2021, a professora estava se arrumando para ir ao trabalho quando olhou no espelho e percebeu que estava no momento de agir. Pesando 140 quilos, Valquiria queria mudar a rotina e o corpo.
Para isso, ela fez dos alunos aliados. “Era numa terça-feira quando chegou no sábado já tinha eliminado três quilos. Na segunda propus um desafio, falei: A prof precisa emagrecer não por estética, mas por saúde, vocês me ajudam?!”, recorda.
Após mudar a alimentação, Valquiria desafiou os alunos a fazerem caminhadas. Através do Whatsapp, ela e as crianças compartilhavam a rotina de exercícios e alimentação. Durante o processo, essa rede de apoio trouxe ânimo para ela. "Estávamos conectados virtualmente e isso foi me motivando e elevando minha autoestima. Fui perdendo peso, toda vez que chegava na sala eles falavam que eu estava mais magra e elegante”, afirma.
Além de mudar a vida pessoal e profissional dela, o impacto do conteúdo ensinado chegou até as casas e familiares dos alunos. “Quando tem reunião de pais isso gera uma conversa. Eles chegam e contam que as crianças falam da importância da alimentação saudável e de não se alimentar no sofá com a tv ligada”, explica.
Mudança permanente - Hoje, a professora celebra a forma como a iniciativa impactou a todos. “O projeto foi uma parceria, uma mudança tão importante que hoje não vejo a minha vida desvinculada da Turminha do Bem. Além do pedagógico, isso foi pra vida dos alunos e da família deles”, destaca.
A reação dos alunos, segundo ela, é algo extremamente positivo. “O impacto é muito grande, hoje eles falam pra mim: ‘Aprendemos com você que tudo na nossa vida é possível de acontecer'. Em nenhum momento eles duvidaram que iria dar certo. Quando começaram a ver resultado na aprendizagem e na minha vida pessoal, eles começaram a fazer parte daquilo", ressalta.
Hoje, ela segue aplicando o método educacional e também cuidando da própria saúde. O projeto da horta na escola também foi reativado e segue sendo monitorado pelas turmas.
No final da entrevista, a professora frisa a importância do apoio das crianças. "Não é fácil, mas toda vez que quero passar do limite lembro dos meus alunos. Pra mim isso é importante, do mesmo jeito que eles não querem me decepcionar eu não quero decepcionar eles”, conclui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).