Se conselho é bom: Mães, não se iludam, nada é “só uma fase”
Então, te prepara, pois como minha mãe adora me lembrar: preocupação com filho é pra vida toda!
É só uma fase! Talvez essa seja a frase mais ouvida por uma mãe durante todo o seu maternar. É só as coisas saírem do eixo que já pensamos 'daqui a pouco passa'. Mas a real é que nós, seres humanos, temos o hábito de dar nomenclatura a tudo. A dividir tudo em períodos. Pode ser porque assim temos a falsa impressão de que as coisas ficam mais fáceis de entender, porém a verdade é que a vida é cíclica e, portanto, uma verdadeira montanha-russa. Assim também o é com nossos filhos. As dificuldades nunca passam, só se transformam.
O sono, o cansaço, as abdicações não se vão junto com o bebê e sim crescem e se transformam junto dele. Acontece que nossos filhos caminham para se encontrarem neste mundo e isso exige conflitos. Crescer também é doloroso. Se agora podemos dar um beijinho no machucado dos nossos pequenos, daqui a alguns anos teremos que vê-los cair, oferecer ajuda, mas por vezes não teremos como resolver nada, só assistir e até mesmo aceitar quando optarem por permanecerem machucados na ilusão de que as feridas se cicatrizam sozinhas.
Se hoje a preocupação é com a hora das sonecas, amanhã será com a adaptação escolar, depois com a puberdade e logo em seguida com a escolha de qual profissão exercer ou qual rumo na vida tomar. Sem esquecer dos corações partidos, dos questionamentos e crises existenciais, tudo inerente do ser humano que vive em constante evolução.
É, minha querida leitora, eu, você e basicamente todos os adultos já passamos - estamos passando - ainda passaremos pelos imbróglios da vida e nossos filhos não estão imunes. E mais, nosso lugar muitas vezes será na plateia e pensaremos 'era tão mais fácil quando a questão era comprar sapatos novos porque o pé cresceu rápido demais'. Então, te prepara, pois como minha mãe adora me lembrar: preocupação com filho é pra vida toda!
Jéssica Benitez é mãe do Caetano e da Maria Cecília, jornalista e aspirante a escritora no @eeunemqueriasermae