Google Street View libera imagens de 360 graus pelas ruas de Campo Grande
O Google Street View liberou esta semana imagens registradas em Campo Grande no ano passado e agora é possível fazer um passeio virtual pelas ruas. É como se o internauta estivesse caminhando pelos endereços.
O recurso integra o Google Maps e o Google Earth e disponibiliza imagens panorâmicas de regiões do mundo em 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical.
Campo Grande foi incluída em uma lista das 77 cidades no Brasil, o que inclui também todas as sedes da Copa de 2014.
Para visualizar, primeiro é preciso entrar no Google Maps, depois digitar o endereço na barra de buscas e ir aproximando o zoom ao máximo. Também há a opção “street view”, no link “mais” na barra lateral esquerda da página.
Em setembro, o Google percorreu de carro as ruas da cidade, capturando as imagens, por isso algumas ainda mostram construções que onze meses depois já estão concluídas.
A equipe usou uma câmera com 15 lentes para capturar imagens de diversos ângulos ao mesmo tempo. Com um GPS, todas as fotos foram marcadas e agora os lugares podem ser vistos de qualquer parte do mundo.
Desde ontem os comentários no Facebook falam da novidade em Campo Grande. Em Fortaleza, por exemplo, que também teve o serviço oficialmente disponibilizado hoje, já há páginas nas mídias sociais só para reunir os usuários do Google.
O interesse é tanto que, onde é disponibilizado, o serviço coloca alguns de plantão, em busca de pérolas e flagras registrados pelo Google Street View
Para garantir a privacidade, há o compromisso de apagar os rostos e placas dos veículos que aparecem nas imagens disponibilizadas.
O Street View chegou ao Brasil há exatos dois anos, primeiro nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Na primeira etapa, 51 cidades do País foram mapeadas. Com o total disponibilizado agora, são 128.
O Google Street View pode ser visto também em smartphones com navegador completo, como BlackBerry, Android e iPhone.
Desde 2010, o sistema já percorreu 8 milhões de quilômetros, capturando imagens em mais de 3 mil cidades em 40 países.