Mais acessível, air brush promete duração, pele de pêssego e olho perfeito
Entre o marketing e o real, a durabilidade é a principal vantagem. A maquiagem que usa o "air brush" reproduz um esfumado perfeito nos olhos, pele de pêssego e o prazo de expiração de um dia para o outro. A propaganda anuncia duração de até três dias e que base, corretivo, sombra e rímel resistem até a um mergulho de piscina.
"Air brush" é o nome do aparelho, que tanto pela tradução quanto na funcionalidade, nada mais é do que um aerógrafo. A técnica de pintura usa pistolas ligadas a um compressor de ar para produzir os jatos a partir do produto usado.
Aqui em Campo Grande, o maquiador Junior Schucks, já usa o air brush há sete anos. Trouxe a técnica e o aparelho de Nova Iorque, depois de um curso nos Estados Unidos. "Você faz uma maquiagem usando aerografia, fica muito mais detalhada e tem durabilidade maior", explica.
O aparelho, ele afirma que não é tão barato, embora hoje esteja bem mais acessível, pelo fluxo de clientes, ele pode investir. "Ele vem com essa carga. Pode usar para dar um acabamento na pele, mas só na pele fica pesado demais", avalia.
Para o Lado B, Júnior maquiou seguindo as tendências: cor forte e colorida nos lábios e olhos fortes. "Para nós é excelente trabalhar com ele, porque dá a intensidade que você quer", reforça. O aerógrafo pode ser usado para fazer pele, sombra, blush e até batom.
Quanto à durabilidade, Júnior conta que uma cliente voltou no dia seguinte apenas para retocar. A maquiagem em si, feita com air brush, estava intacta mesmo depois do evento e das horas de sono. "Mas tudo isso depende da pele, uma pele oleosa absorve mais. Isso de entrar na piscina e sair do outro lado, como sugere a propaganda, não, isso não", resume.
A tecnologia deu ao maquiador a possibilidade de imprimir no rosto um efeito que normalmente não iria conseguir. Com o aparelho ligado, é preciso concentração e firmeza do profissional. Com o tempo, a técnica vai sendo aprimorada.
Ao secar, a maquiagem vinda da pistola forma uma película difícil de tirar. O que exige um demaquilante específico. A marca que Júnior usa é importada "kett", há também produtos da MAC e tantas outras linhas.
Na pele de Paula, a cabeleireira convidada à participar da reportagem, o primeiro passo é a base. "É a preparação normal, se tiver decote, passo também no decote", fala Júnior. O corretivo fica só para o final da maquiagem, porque a sombra pode cair nos olhos durante o processo.
Júnior usa uma sombra marrom em toda pálpebra para daí passar ao air brush, esfumando o olho em tom de preto. "Vou regular, uso lenços de papel para ter um controle maior e coloco a carga", explica. Primeiro o maquiador ativa o aparelho no lenço, ao lado do olho e segue continuidade na pálpebra.
Para a cliente, ele define que a técnica é muito melhor por deixar o olho esfumado de forma diferente. O acabamento de maquiagem digital pode ser feito em toda pele, reproduzindo a tão desejada pele de pêssego. O air brush também é recomendado para quem precisa disfarçar imperfeições na pele ou vitiligo, por exemplo.
Júnior não cobra a mais pelo uso do aparelho que tem o tempo de preparo bem reduzido. Uma maquiagem sem air brush leva de 30 a 35 minutos, enquanto esta pode ser feita em 20 e com valor a partir de R$ 100. Junior Schucks atende no salão Depillare Eleven, na Rua Maracaju, em Campo Grande.