Nargete faz árvore de Natal "da moda" só para os pequenos
A professora aposentada e artesã viu nascer um negócio que só traz felicidade e união em família na época mais natalina de todas
Nargete sempre teve afinidade com coisas manuais. Quando aposentou-se de professora do ensino fundamental, virou certamente artesã. Mas nunca largou o jeitinho de "mestra". Pensando nos netinhos, resolveu aderir a "moda" da árvore de Natal montessoriana, aquela feita a partir de feltro artesanal com enfeites que podem ser colocados e retirados por quem quiser – especialmente as crianças. Assim, viu nascer um negócio natalino.
"Minha amiga Myrian foi quem me sugeriu para eu fazer essa árvore de Natal diferente. Duas semanas atrás, só fiz para meus netos Benedito e Lucas, mas acabou que ela mesmo foi minha primeira cliente. A encomenda foi direto pro Canadá, onde enviei aos familiares", disse Nargete Oliveira Morilha.
Antes da pandemia, a ex-professora preparava telhas decorativas, caixas e caixinhas e fazia bem-casado. Com a covid-19, tudo que é evento parou, inclusive os casamentos. Sem poder continuar, teve que se virar nos trinta. Na árvore de Natal de feltro e velcro enxergou uma nova possibilidade.
"Mas tive medo. Até me questionei se daria conta. Eu já tinha parte do material que precisava, apenas tinha que fazer meu próprio molde em cartolina. Vi na internet algumas referências e fui fazendo", relembra.
A árvore que Nargete prepara tem 1 metro de altura e custa R$ 100 (na internet é possível encontrar modelos bem mais caros, de R$ 150 a 300 reais dependendo do tamanho). "Realmente é um preço que não sai ruim pra mim e também agrada a clientela", garante. O valor já inclui 26 adereços natalinos, todos com velcro para que possam alternados da maneira que se quiser.
"Tem bolas de Natal, ave, anjinho, Papai Noel, sino, rena, figura de presente e até boneco de neve. A árvore em si pode ser presa na parede ou ficar no chão mesmo". Nargete explica que junto ao pedido ela envia uma fita adesiva dupla-face e ventosa para caso o cliente queira pendurar.
Também conhecida por auto educativa, a árvore de Natal de feltro Montessori já não é nenhuma novidade. Dos últimos anos pra cá, ganhou "fiéis" pelas vantagens que, comparado a uma árvore comum feita de plástico, não consegue alcançar. Por ser de feltro, trata-se de uma material inquebrável e resistente. O fato de possuir velcro torna-se um jogo para a criançada, favorecendo o desenvolvimento psicomotor e a linguagem dos pequenos, e servindo de passatempo para os adultos. Ainda, é realmente algo para se fazer em família – seja preso na parede ou posta no chão.
"No caso da feita em plástico, as mães sempre orientam seus filhos a não mexerem, deixar a árvore apenas como decorativo. Já a de feltro é versátil, feita pra todo mundo. O legal que os adultos podem ensinar as crianças muitas coisas legais, contar histórias, mostrar os significados dos adereços, trabalhando assim a imaginação dos pequenos", considera.
"Eu sou gaúcha de nascimento, então enfeitar a casa casana época de Natal é com a gente mesmo. Poder produzir o que tenho feito, num momento em que estamos tanto precisando de carinho e atenção, nossa, é muito bom mesmo. Me lembra demais a minha infância. É uma felicidade".
Encomendas podem ser feitas pelo telefone (67) 98205-7399.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.