Yéven transforma folhas e flores secas em incensos naturais
Praticante de bruxaria, a artesã aprendeu a fazer de elementos que a natureza dá, uma fonte de renda
Artesã, terapeuta holística e bruxa, Yéven Bazenga, 33, resolveu fazer de sua forte conexão com a espiritualidade e habilidade para lidar com flores e plantas para fazer de elementos que a natureza dá, uma fonte de renda. Dona da ‘Criando Magias’, ela conta que a loja nasceu de forma bastante genuína, para atender aos pedidos de suas clientes por produtos naturais e energizados.
Tudo começou com seu trabalho com terapias holísticas. Ela conta que fazia pomadas, banhos, águas benzidas e incensos para dar aos clientes, e o aumento da demanda dos pedidos, acabou resultando na criação da loja.
Segundo Yéven, a loja é especializada em curar feridas do corpo físico, espiritual e mental. Os produtos variam entre sprays terapêuticos, pomadas caseiras, velas veganas, óleos perfumados terapêuticos e o carro chefe da loja, que são os incensos artesanais.
Os incensos artesanais são feitos de flores, folhas, cascas, goma natural, óleos essenciais e enrolados à mão. Por conta da produção ser 100% artesanal, eles demoram de uma semana a dez dias para ficarem prontos, dependendo do clima, pois quando está frio, o tempo de secagem demora mais.
Na hora de definir o formato deles, o céu é o limite para a criatividade de Yéven, e podem ser desde o tradicional na vareta, ou em formas de esferas, trançados ou em cone. Os preços também são bem acessíveis, e variam entre R$ 3,50 a R$ 30.
A artesã destaca que como só utiliza produtos naturais, os incensos não possuem poluentes, não causam dor de cabeça e não são nocivos para os animais. “Nada daquela fumaça preta horrível. E, como são produzidos com óleos essenciais, trazem os benefícios da aromaterapia, ajudando na ansiedade, depressão, insônia, entre outros”.
“Tudo no Criando Magias nasce das flores, folhas e cascas. Eu via as flores morrendo e pensava: isso é um desperdício. Então, comecei a estudar a queima das flores após murcharem e a fazer os primeiros incensos”, detalha Yéven.
Yéven relata que cresceu em um lar desestruturado e violento, mas nunca deixou de acreditar em um futuro melhor. Sua relação com a espiritualidade começou quando ela ainda era criança, mas apenas aos 22 anos encontrou na bruxaria a resposta para todos os seus questionamentos. A partir daí, sua ligação com a natureza foi se fortalecendo cada vez mais.
“Quando eu era criança, sempre tinha sonhos com as pessoas e o que eu sonhava sempre acontecia. Percorri várias regiões em busca de respostas para as coisas que me aconteciam, e, aos 22 anos, encontrei a mulher que mudou minha vida, Cristina Bittencourt. Ela me ensinou tudo que sei. Bruxaria é saber escolher uma boa erva para um chá, respeitar a natureza, entender o poder de Deus em todas as coisas”, relata.
Quem quiser conhecer o trabalho da artesã, basta ir até seu perfil no Instagram @criando.magias.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.