Com cavernas inexploradas, mergulhadores decidem criar roteiro novo em Bonito
Bonito, destino de ecoturismo mais famoso do mundo, ainda reserva surpresas para quem tem paciência de descobrir. Localizada a 35 quilômetros do Centro da cidade, a Gruta do Mimoso está prestes a ser reaberta, com direito a um visual incrível e perfeito para o mergulho, repleto de estalactites e um Salão de Cones, de formações calcareas com quase oito metros de altura.
A ideia de colocar em funcionamento o atrativo é do proprietário Elzito Alves de Arruda e dos sócios, Juca Ygarapé e Tuta Barroco.
“Era para estar em funcionamento em julho, mas a licença atrasou. Ainda faltam alguns documentos”, afirma Juca. A Gruta do Mimoso é conhecida como um atrativo famoso da região, explorado para o mergulho desde os anos 90.
“Foi um atrativo de mergulhadores do mundo inteiro, que conheciam a gruta pela fama e beleza. Em Bonito tinha curso de mergulho em caverna com esse tipo de passeio, agora estamos com a ideia de montar um circuito para mergulho, em que possa abranger os estrangeiros e os brasileiros que gostam desse esporte”, acredita Juca.
No atrativo estão previstos o passeio de bote, o mergulho profissional e o de batismo, com até oito metros de profundidade. O lago da Gruta tem mais de 70 metros, sendo dividido por salões, como o de Cones. O diferencial está no fato de ser a única caverna alagada em Bonito onde o turista pode mergulhar e flutuar.
“Queremos reviver o esporte de mergulho em Bonito, temos outras três cavernas em vista, como a Ceita Corê, que iremos integrar ao circuito. Além do Abismo Anhumas e da Lagoa Misteriosa, que já são famosas”, indica Juca, que é mergulhador profissional.