Com R$ 7 no bolso, amigos se unem e abrem ateliê cultural para crianças
No momento, toda a programação tem sido divulgada por meio das redes sociais
Por muito tempo, um grupo formado por Elaine Guarani, Augusto Figliaggi e parceiros, que acredita que a arte tem um papel relevante na transformação da vida, foi um grupo que realizava apresentações artísticas em artes cênicas, palhaçaria e artes visuais, em diferentes pontos da cidade e do País.
No entanto, um dilema existia, todas as ações que o grupo realizava eram sempre em ambientes culturais em que não havia autonomia da programação da agenda, então, eles decidiram mudar, e assim nasceu o espaço Badaiá - Vivências Artísticas, na Rua Assunção, em Campo Grande.
Os dois juntaram coragem, R$ 7,00 na carteira e o apoio de grandes amigos para montar um delicado espaço cultural voltado à infância. “Nele realizaremos apresentações artísticas (do tamanho que o espaço comporta) e ministraremos capacitações em diferentes linguagens, além da livraria com curadoria super atenciosa, dedicada à infância”, destaca Elaine.
No espaço, a maior parte das ações tem como público preferencial as crianças e jovens. Mas também há apresentações e capacitações voltadas para adultos que convivem com crianças, como cursos de Contação de Histórias e Artes Visuais para professores.
“Vale dizer que as apresentações ou o acervo literário do espaço tem a criança como público alvo, mas essa ideia é muito delicada, pois o livro que toca o coração e mente da criança, quando é fruto de pesquisa artística que exprime a visão de mundo autêntica de um autor, também toca o coração e mente do adulto. Livros possuem camadas de interpretação, em que diferentes leitores se envolvem com diferentes camadas. Então acreditamos que todos (independente da idade) vão se deliciar com a programação cultural do acervo literário da livraria/ateliê”, destaca Eliane.
O ambiente foi pensado em ser um espaço de aconchego, então tapetes, almofadas, cores suaves e móveis de madeira são os elementos que dão o tom principal da estrutura do ambiente. Tudo muito simples, mas com uma cara que, acredita o grupo, dialoga com a vida.
“Queríamos um contraponto aos ambientes de "plástico" e cores saturadas. Não somos um ambiente de "mainstream", somos um ambiente fruto de pesquisa e dedicação de uma vida em torno das mais variadas linguagens artísticas e torcemos para que, assim, continuemos vivendo em comunhão com os parceiros, colegas, amigos que por nosso espaço chegarem”.
No momento, toda a programação tem sido divulgada por meio das redes sociais ou grupos de Whatsapp, mas, em breve, haverá site em que a agenda mensal ficará disponível. Siga o @badaiaarte no Instagram.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).