Com Silva e Olodum, Esplanada terá ‘Carnaval’ que não se vê há 2 anos
Hoje tem muita folia com blocos de Carnaval, shows de Olodum e Silva na Esplanada Ferroviária; vá de fantasia
A última vez que a Esplanada Ferroviária ganhou cores da folia foi em 2020, depois veio a pandemia e o campo-grandense ficou sem ver o Carnaval acontecer. Mas para trazer esse gostinho da festa mais popular do País, o Festival Campão Cultural inseriu o “Carnaval” na programação.
Nesta segunda-feira (10), a partir das 17h, às ruas da Esplanada Ferroviária promete lotar com a união de blocos carnavalescos e escolas de samba convidadas para o evento.
Haverá concentração dos blocos Capivara Blasé, Cordão Valu, Calcinha Molhada, Evoé Baco, Farofolia, GRES Vila Carvalho, GRES Igrejinha e GRES Deixa Falar.
Logo às 18h haverá o tradicional cortejo carnavalesco. Vale ir fantasiado e com alegria estampada no rosto para viver um verdadeiro Carnaval fora de Época.
Em seguida, no palco que será montado na Esplanada, o público vai poder curtir duas atrações de peso: Silva a partir das 19h e Olodum a partir das 21h.
Silva promete um show recheado de sucessos e energia contagiante para marcar a história do projeto.
O repertório passa por sucessos do início dos anos 1990, de Daniela Mercury, Cheiro de Amor, Banda Eva e Olodum, e clássicos de Caetano Veloso, Gal Costa, Gerônimo e Gilberto Gil.
O gingado do samba reggae do Olodum e liberdade do ritmo estarão presente também no palco da Esplanada a partir das 21h.
Durante coletiva de imprensa neste domingo (9), integrantes do Olodum falaram da expectativa de tocar em Campo Grande e o que o público vai receber. “Os tambores anunciam paz, a gente quando toca transmite paz, amor e muita música, então a gente espera positividade”, destacou Lázaro Araújo Muniz, um dos cantores do grupo
Os integrantes também elogiaram a programação do festival. “Queria parabenizar a grade do festival, ter um festival novo e com essa magnitude, envolvendo a relação social, a cultura do estado e a diversidade é um festival nacional. Vamos desejar vida longa”, diz.
Confira abaixo a programação desta segunda-feira ou veja a programação completa clicando aqui.
Programação desta segunda-feira (10)
9h e 10h30 - TEATRO
- Bailarina – Grupo Sobrevento (SP)
- Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea, Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
- Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.
14h - ARTES CÊNICAS
- Roda de conversa - Arte transformação social: caminhos de liberdade e afeto Lais Dória (homenageada)
- Local: Casa de Ensaio – R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai
- Lais Doria é uma multiartista nascida em Ponta Porã, fronteira do Brasil com o Paraguai. Graduada em pedagogia e mestre em artes pela ECA/USP, a artista sul-mato-grossense fundou em 1996 o Centro de arte, educação, cultura, social e meio ambiente – Casa de Ensaio, na cidade de Campo Grande, espaço onde desenvolveu uma metodologia própria, chamada pedagogia das artes emendadas, com foco na arte transformação social para crianças e adolescentes e aplicada no curso “Brincaturas e Teatrices”.
15h e 17h - TEATRO
- Bailarina – Grupo Sobrevento (SP)
- Local: MARCO – Museu de Arte Contemporânea, Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas
- Sinopse: Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar.
17h às 20h - CULTURA LGBTQIA+
- Corrida Pocket
- Local: Armazém Cultural, Avenida Calógeras, nº 5045
- No segundo dia de competição, chega a Drag Suzaninha, trazendo seu pocket Show diretamente de Florianópolis. Com uma pegada humorística, sem perder o tom crítico ela vem apresentar o lançamento de seu CD. Nessa noite tão brasileira e quebradora de tabus, junta-se a nossa atração nacional a Dj Compacta Baudelaire Vênus e um show da equipe que os recebe, a Corrida das Drag.
- 17h: Início do evento
- 17h -18h20: Dj Set Compacta Baudelaire
- 18h20 – 18h30: Show Corrida das Drag
- 18h30 – 19h: Shows com Vaiola, Afrodite Fetake e Ariella Black
- 19h – 19h20: Dj Set Compacta Baudelaire
- 19h20 – 19h30:Batalha de dublagens
- 19h30 – 19h50: Show com Suzaninha
- 19h50 – 20h: Encerramento
18h/00h - CULTURA POPULAR
- Local: Em frente à Esplanada Ferroviária, Avenida Calógeras, nº 5045
17h Concentração de Blocos e Escolas de Samba de Campo Grande
- Capivara Blasé
- Cordão Valu
- Calcinha Molhada
- Evoé Baco
- Farofolia
- GRES Vila Carvalho
GRES Igrejinha
GRES Deixa falar - 18h Saída do Cortejo
PALCO ESPLANADA
- 19h Silva
- 21h Olodum
20h - DANÇA
- Local: Casa de Ensaio
- Desenho do tempo – Marcos Matos e Renata Leoni (MS)
- Sinopse: Desenho no tempo é o encontro entre duas pessoas que dançam a vida e trilham os seus pensamentos do mundo com o corpo. Marcos Mattos e Renata Leoni, amigos e parceiros de longa data, experimentam traçar percursos afetivos por meio das memórias dos encontros e convidam os públicos a partilharem dessa experiência.
Veja a programação completa do festival clicando no link.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).