Em pelada com atores de Pantanal, quem é o craque e o perna de pau?
José Loreto e Guito Show integram um dos times formados por funcionários da fazenda em Aquidauana
Que os atores da novela Pantanal tem talento e levam jeito para interpretar um peão de fazenda, isso ninguém duvida, mas será que eles também se saem bem na hora de jogar futebol? Guito Show (Tibério) e José Loreto (Tadeu) são os novos atletas na “pelada” que é tradição entre os funcionários da Fazenda Agropecuária Primavera, que fica em Aquidauana, a 141 km de Campo Grande.
O Lado B conversou com alguns dos peões, que revelaram qual dos dois atores globais é o craque é quem o verdadeiro perna de pau do time. Apesar dos artistas terem entrado para a equipe há duas semanas, as partidas de futebol sempre acontecem tradicionalmente nas tardes de domingo, que é o dia de folga do pessoal.
Por meio do Instagram, José Loreto, que interpreta um dos filhos de José Leôncio (Marcos Palmeira), compartilhou nos stories o momento de diversão com o colega de elenco Guito e os rapazes da fazenda. Em determinado momento da filmagem, José aparece tentando fazer um gol de bicicleta e, posteriormente, ele e Guito comemoram.
Confira o vídeo na íntegra:
Reginaldo Marques Tenório, de 42 anos, é um dos participantes do jogo realizado entre os amigos. O açougueiro da fazenda garante que as partidas são levadas na brincadeira e todo mundo se diverte. “Nós fazemos uma peladinha no final de semana, que é nossa folga. É só brincadeira. Tem campinho, tudo certinho”, conta.
De acordo com ele, 15 a 20 funcionários participam semanalmente das disputas, que duram no máximo 20 minutos. "Aí, fazemos rodadas de três a quatro times, porque junta tudo as peãozadas. É de 15 minutos a 20 minutos, são dois gols e quem perdeu, sai. Se empatou, aí vai para o terceiro”, explica. O açougueiro relata que até o momento, apenas José e Guito apareceram para jogar. “Os outros (atores) ficaram de castigo”, brinca sobre a ausência dos demais.
Questionado sobre qual dos dois é o melhor no futebol, Reginaldo revela. “É o Loreto, o Guito é o maior perna de pau”, ri. Por ora, ele fala que os times estão na mesma situação. “É o segundo jogo que nós jogamos com eles e está empatado”, diz.
O encarregado-geral da fazenda, Pedro Paulo Sanches, de 33 anos, é um dos que curtem disputar o futebol de domingo e ajuda na organização. Há seis anos, ele trabalha no local e comenta que ficou surpreso com o interesse dos artistas em jogarem. “Já era costume nosso aqui, eles apareceram e perguntaram se podiam jogar. Foi uma surpresa, porque sempre jogamos entre nós”, expõe.
O ‘Pedrão’, como é conhecido no lugar, diz que é uma honra jogar com os meninos. “Para nós, é um privilégio ter eles com a gente aqui, é uma alegria, eles são bem simples, pessoas muito simpáticas”. A opinião é compartilhada por Reginaldo. “A gente fica meio emocionado, eles são iguais a gente, trata bem a gente”, ressalta.
Como tudo é feito de forma improvisada e sem o intuito de ser levado a sério, o futebol da turma não tem juiz ou bandeirinha. A falta de alguém imparcial para julgar os lances, segundo eles, não é problema. “O juiz é nós mesmos, a gente se entrega”, garante Reginaldo. Já o encarregado da propriedade declara: "Um tromba com o outro, aí vamos combinando, não tem bandeirinha nem nada”, reforça.
Independente do resultado do jogo, o pessoal mesmo só quer se divertir, curtir a folga e aproveitar a presença dos peões da trama. Pedro conclui que as partidas também têm alegrado os atores. “Eles tão sempre sorrindo, brincando e tirando foto”, finaliza.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).