ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Diversão

Futebol e Carnaval une turma que levou 'caos' para Esplanada

O pessoal do Motim Futebol Caos faz tudo junto e neste ano criaram um bloquinho para curtir folia

Jéssica Fernandes | 21/02/2023 06:30
Turma compareceu na Esplanada Ferroviária para curtir Carnaval no domingo (19). (Foto: Arquivo pessoal)
Turma compareceu na Esplanada Ferroviária para curtir Carnaval no domingo (19). (Foto: Arquivo pessoal)

Se tem duas coisas que movem a cultura brasileira é o futebol e o Carnaval. Em Campo Grande uma turma que joga bola semanalmente há cinco anos juntou as duas paixões para criar o próprio bloco. A galera que está sempre unida em campo no Motim Futebol Caos compareceu em peso na Esplanada Ferroviária para estrear a primeira participação do Bloco CuriCaos na folia.

O domingo, dia do Capivara Blasé, foi a estreia da turma que confeccionou estandarte com a Curicaca, que é a ave mascote do time. O jornalista Daniel Lacraia, de 33 anos, que participa do time e integra a diretoria Eventos e Confraternizações, foi quem teve a iniciativa de criar o bloco.

A ideia surgiu em 2022 após uma viagem com os colegas de time. “O Motim Futebol Caos é um time de futebol de várzea. Em novembro de 2022, em São Paulo, participamos do Festival Catadão para homenagear o time antifascista Catadão. Durante a viagem foi discutida a criação do Bloco CuriCaos. Quando retornamos, essa ideia foi amadurecendo e aos poucos vários integrantes do Motim foram retornando a discussão sobre a criação do Bloco”, diz.

Stantard tem ave mascote do time, a Curicaca. (Foto: Arquivo pessoal)
Stantard tem ave mascote do time, a Curicaca. (Foto: Arquivo pessoal)

Antes de irem para o bloquinho, o pessoal se reuniu na pizzaria de um dos integrantes do time. “Fizemos o esquenta em uma pizzaria e quando diminuiu a chuva descemos para a Vila Ferroviária para encontrar o restante dos foliões”, fala.

Já na Esplanada Ferroviária, eles fizeram a festa e aproveitaram para comemorar o aniversário do time. “Nosso primeiro desfile nas ruas de Campo Grande foi na data de comemoração de cinco anos do time, no dia 19 de fevereiro, aniversário do Motim e do jogador Sócrates, ídolo do Corinthians e defensor da democracia”, explica.

Na data, o jornalista relata que ninguém perdeu o ânimo mesmo com o tempo chuvoso. “É uma satisfação integrar o Motim e, dentre muitas qualidades da equipe, uma das principais é se divertir independente das adversidades. A chuva não parou nossa comemoração,  muito menos, o nosso Carnaval”, afirma.

Galera fez esquenta do Carnaval em pizzaria no centro. (Foto: Arquivo pessoal)
Galera fez esquenta do Carnaval em pizzaria no centro. (Foto: Arquivo pessoal)

O Motim Futebol Clube é composto por 160 participantes de todas as idades e profissões. Tem desde calouros de faculdade a veteranos de 40, 50 e 60 anos, que integram o time master.

Uma das participantes é Cristiane Cano, de 38 anos, que ficou responsável pela missão de confeccionar o estandarte. “Mandaram a ideia de fazer o bloquinho e meu esposo disse que eu sabia costurar, então eu peguei e assumi a bronca de fazer o estandarte e ficou bonito, gostei do resultado”, declara.

Cristiane comenta que conheceu a turma do futebol através do marido Danilo, e que todos sempre dão um jeito de fazer algo fora dos campos. “Ele tem um amigo chamado Bruno que participava do time e o convidou a participar. Desde então tivemos contato direto com a galera, churrasco depois do futebol e até viagens para São Paulo. A gente viaja, faz almoço, é uma galera bem unida. Uma vez no mês a gente se vê”, fala.

Danilo Pereira Yassumoto, de 38 anos, começou a jogar no Motim após o inicio da vacinação contra a covid-19. Ele frisa que o pessoal está sempre junto pelo bem do futebol. “O time é bem unido, temos uma amizade bem forte, veio só para acrescentar. O Motim é uma família, a gente se organiza sempre, tenta fazer as coisas pelo bem do nosso futebolzinho”, ressalta.

A união, segundo Daniel, não é somente na hora de curtir o Carnaval ou organizar churrasco. “Há diversos artistas das mais diversas áreas culturais e sempre que possível buscamos apoiá-los em seus trabalhos”, pontua.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias