Grande Rio vence Carnaval do Rio de Janeiro pela 1ª vez
Escola levou "movimento, transformações, circularidades, conexões e alegrias" à Sapucaí
A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio, do Rio de Janeiro foi a ganhadora do Carnaval 2022. Ela levou à Sapucaí o enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, que quis criar consciência sobre a bondade e o poder da entidade. Também, visava lutar contra o preconceito que religiões de matriz africana sofrem no Brasil.
O carnavalesco da escola, Leonardo Bora, na comemoração, sentenciou que a vitória é “contra todo o processo histórico que denunciou Exu”. É a primeira vez que a Grande Rio vence um Carnaval. Durante a semana, as críticas à apresentação da escola foram as melhores, inclusive à atriz Paolla Oliveira, que foi madrinha de bateria.
Houve, conforme as análises, “movimento, transformações, circularidades, conexões e alegrias”, sempre destacando a ligação dessas características a Exu, que seriam as “pulsões de Exu” que acabaram virando “alegorias grandiosas e fantasias originais”.
Além disso, o pai de Santo oficial da tricolor de Duque de Caxias, berço da Grande Rio, Danilo Gayer, garantiu que todos os "trabalhos e amarrações" devidos já foram realizados para que a escola pudesse ganhar o prêmio de melhor escola do Rio em 2022.
A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo lugar, com um desfile exuberante que reivindicou seu lugar de fala no enredo "Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor".
A azul e branca surpreendeu com a grandiosidade de suas alegorias na primeira noite de desfiles. Com uma forte mensagem antirracista no que foi apelidado de "carnaval preto", a agremiação trouxe da comissão de frente à última alegoria uma homenagem a artistas e intelectuais negros.
Com as menores notas, a São Clemente foi a escola rebaixada este ano e em 2023 desfilará na Série Ouro.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)