ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Ícone nacional, Leci Brandão faz show para rua virar roda de samba

Festival Afronta trouxe nomes nacionais e regionais para exaltar a cultura negra em Campo Grande

Por Aletheya Alves | 22/09/2024 07:24

O evento que foi se consagrando desde suas primeiras edições em 2022 mostrou que realmente veio para ficar. Reunindo atrações regionais e marcando a 14 de Julho com Leci Brandão, o Festival Afronta lotou a via com arte e gêneros musicais variados.

O evento começou à tarde e foi ganhando força no decorrer da noite. Na programação, o púbico aproveitou Ilê Megemulebaonã,  Silvei, Karla Coronel, Vadios67, Suburbanas, Isso é Ballroom , DJ Gabis  e Dj Nyack.

E, como era esperado, o evento realmente ganhou corpo e animação com Leci Brandão transformando a 14 de Julho em uma roda de samba ainda mais intensa.

Aproveitando o evento, a poeta e estagiária Danielle Oliveira contou sobre a alegria de ver o Afronta tomando um espaço tão grande e com um quantidade enorme de pessoas.

Ícone nacional, Leci Brandão faz show para rua virar roda de samba

É bonito e importante ver um evento criado por mulheres pretas, voltado para a periferia, estar aqui. Campo Grande teve um discurso muito errado sobre não ter favelas porque nós temos sim e é importante dizer que as pessoas das favelas e das periferias criam arte, estão aqui e o evento dá essa voz, disse Danielle

A servidora pública Lucimar Hermenegildo da Silva fez questão de não perder o festival para ter a chance de ver Leci. Apaixonada por samba, ela conta que gostar da carioca é obrigação básica.

E, no processo para assistir o show, explica que ficou surpresa com a qualidade dos artistas regionais.

Resumindo a história de Leci, a artista e política nasceu em 1974 no Rio de Janeiro. Durante sua vida, se desenvolveu como cantora, compositora e atriz, além de ser a segunda deputada estadual negra em São Paulo.

É difícil sintetizar as conquistas da carioca, mas um dos pontos a se destacar foi a conquista de ser a primeiro mulher negra e homossexual a conseguir entrar para a ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira.

Na época, ela precisou escrever uma carta destinada a cerca de 40 homens dizendo o motivo para que eles a aceitassem como parte da equipe.

Em suas entrevistas, a artista faz questão de destacar o papel de sua mãe, dona Lecy, em sua vida, assim como o cunho de lutas sociais presente em toda sua trajetória.

Sobre o Afronta

Em 2022, o evento surgiu de forma esporádica, mas neste ano se transformou em festival. Independente, seu objetivo é reconhecer e promover a visibilidade aos artistas pretos da cena cultural de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

“Contratar, impulsionar e reconhecer tais artistas para que tenham o devido respeito e acesso a oportunidades em qualquer mês do ano e não somente em datas específicas que abordem temáticas pretas”, descreve a organização do evento.

Neste fim de semana, o evento foi dividido em duas partes para contemplar shows musicais, dança urbana, breaking, cultura ballroom, feira criativa e oficina de charme.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias