ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Maestro de MS rege concerto em homenagem aos Backstreet Boys

OCAMP participou de turnê junto com a Nova Orquestra em quatro capitais brasileiras

Thailla Torres | 24/05/2023 10:16
Maestro de MS rege concerto em homenagem aos Backstreet Boys
“Foi uma experiência incrível. Pela primeira vez, tive a oportunidade de reger a Nova Orquestra", disse o maestro.

O maestro sul-mato-grossense formado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, José Maikson, saiu de Corumbá, há alguns dias, com uma missão: reger uma das músicas que a Nova Orquestra, formada por músicos participantes do programa Vale Música, apresentaria. Mas, quis o destino que ele conduzisse um concerto inteiro.

Devido a um imprevisto familiar com o maestro titular, Eder Paolozzi, Maikson foi o regente substituto na apresentação de encerramento da turnê Everybody, que reúne sucessos dos Backstreet Boys, em homenagem aos 30 anos da banda. Musicista de Serra, Ludhymila Bruzzi, também teve participação regendo uma música no concerto

“Foi uma experiência incrível. Pela primeira vez, tive a oportunidade de reger a Nova Orquestra. A turnê passou por quatro cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória, sendo que, neste último, fiz a regência do concerto inteiro, do início ao fim. A Nova Orquestra leva muita energia por onde passa, levando ao público um verdadeiro show, com muita música, dança e interação com a plateia”, conta o maestro, que está à frente da Ocamp (Orquestra de Câmara do Pantanal) e participa da Nova Orquestra, com diversos músicos.

Ao todo, 12 músicos da Ocamp participaram da turnê, que reuniu 35 participantes do programa Vale Música: do  Moinho Cultural, e de Serra, no Espírito Santo, e mais 10 integrantes da Nova Orquestra, do Rio de Janeiro.

Essa é a quarta vez que a Nova Orquestra e o programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a terceira turnê pelo país. Em outubro de 2022 foi realizado o concerto “Dias de Lutas, Dias de Glória”, com sucessos da banda Charlie Brown Jr, passando pelo Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul e São Luís, com apresentações esgotadas. Já em abril foi a vez de “Exagerado”, concerto em homenagem ao grande Cazuza, que passou por Rio, Espírito Santo, Belo Horizonte e Pará, igualmente esgotadas.

 Orquestra de Câmera do Pantanal,

Criada oficialmente em 2018, integra as atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que há 18 anos atua na Transformação Social por meio da Arte, em Corumbá. Tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e de câmara, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e a sociedade.

Em 2022, alguns músicos desta orquestra integraram a Orquestra Vale Música e estiveram em Dubai. Turnês pelo Brasil e realização do FEMUP – Festival de Música de Concerto do Pantanal, também faz parte do histórico da Orquestra.

Maestro de MS rege concerto em homenagem aos Backstreet Boys

Sobre a Nova Orquestra

Inovador projeto em busca de experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos.

A Nova fez sua estreia em 2019 na Game XP para mais de 100 mil pessoas, no mesmo ano também foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, onde voltou em 2022 ao lado do cantor Jão e no espetáculo Uirapuru. Ganhadora do Premio Profissionais da Música, a Nova Orquestra já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Rael, Daniel Boaventura, Di Ferreiro, Roberta Campos, Rincon Sapiência, Claudia Leitte, Toni Garrido e outros.

Sobre o Programa Vale Música

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias