Para ninguém ficar perdido, confira compilado de roteiros por MS
Além das opções “bate e volta”, também dá para se desafiar a rodar o Estado
Com destinos variados, Mato Grosso do Sul possui uma série de roteiros possíveis para conhecer as belezas naturais. Na hora de pesquisar e escolher o que fazer, o problema pode ser se perder com as informações diversas, por isso o Lado B traz um compilado para facilitar o desafio de rodar o Estado e conhecer destinos que vão além de Bonito.
Entre as metas do ano, mergulhar no Interior pode ser uma nova etapa e, para começar com uma gama variada de locais, a região norte do Estado conta com a Rota Cerrado Pantanal. Ao todo, 11 municípios integram o roteiro.
Na lista, estão Alcinópolis, Costa Rica, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Figueirão, Rio Verde de Mato Grosso, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Devido à quantidade de municípios, uma amostra do que é encontrado pode ser considerada a partir dos principais nomes. Alcinópolis se destaca por contar com diversos sítios arqueológicos.
Integrando a região, Costa Rica chama atenção de quem prefere se concentrar nas cachoeiras.
Identificado como a maior reserva de preservação do cerrado brasileiro, o Parque Nacional das Emas abrange uma extensão de 133 mil hectares.Do total, 354 quilômetros são de rotas que cruzam áreas onde é possível avistar emas, lobinhos e veados. Além disso, a presença do Rio Formoso é um dos pontos mais destacados.
Falando especificamente sobre o Rio Formoso, ali são oferecidas atividades como passeios de bóia cross e flutuação. De maneira única, os visitantes também têm a chance de testemunhar o fenômeno das larvas de vagalumes, que emitem uma luz fluorescente esverdeada ao anoitecer.
Outra área recomendada pela prefeitura local é o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. Aberto de terça-feira a domingo e em feriados, das 8h às 17h, este parque abriga o majestoso Salto do Sucuriú, uma cachoeira com uma queda de 64 metros de altura.
O cronograma em Costa Rica segue com o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari é composto por uma diversidade de ambientes, abrangendo florestas, campos, nascentes d'água, chapadas e cânions. Devido à sua localização privilegiada, os visitantes têm a oportunidade de avistar araras, antas, tamanduás-bandeira, primatas e felinos.
Este parque também abriga sítios arqueológicos que pontuam a presença humana há cerca de 11 mil anos. Para explorar essa área, é recomendável contar com a orientação de guias turísticos.
Rio Verde, por sua vez, é conhecido pelos balneários e trilhas com pinturas rupestres e formações rochosas. Por lá, as dicas envolvem conhecer o balneário Quedas d’Água, 7 Quedas e Acqua Parque.
O município também conta com a Fazenda Igrejinha e o Sítio Passarim, ambos referência em ecoturismo.
Parte da Rota como um todo, outras atrações indicadas são o Paraíso das Cachoeiras, Pousada Quedas D’água e Refúgio Santa Teresa em Rio Verde, Balneário Canuto em Coxim, Eco Pousada Ravenala em Costa Rica.
Outro trecho que pode ser percorrido durante o ano é até Camisão, o distrito de Aquidauana. Lá, o destaque vai para o Morro do Paxixi, Rio Aquidauana e preços mais baratos.
E, sem deixar Campo Grande de fora, também há muito o que fazer no entorno. Na área rural da cidade, é possível conhecer a Estância Vovô Dedê, localizada a 23 km após o Detran-MS, na saída para Rochedo. Por lá, o espaço funciona aos sábados, domingos e feriados.
Também por aqui, a fazenda Pontal das Águas possui espaço para eventos, estrutura de pesqueiro para prática de pesca esportiva, piscina, playground, cachoeira e áreas para realizar tour fotográfico.
O Sítio Harmonia, localizado em Rochedinho, na MS-010, km 18, oferece passeios que incluem café da manhã e visitas à sua horta orgânica. O foco aqui é promover um turismo que preserva a história, com atividades voltadas para a vivência e experiência na vida rural.
No município de Jaraguari, Furnas do Dionísio vem como uma experiência conectada ao turismo comunitário. Por lá, há passeios, almoço, hospedagem, camping, banho de rio e acesso à cachoeira.
Caso o passeio seja feito em grupo, há também opção de realizar passeios históricos e culturais, roda de conversa, café da manhã e os outros atrativos como banho de rio.
Já em Corguinho, há duas opções que se encaixam no turismo rural, sendo a trilha fenda perdida na Morada do Gavião e a Fazenda Anew.
Iniciando às 8h e indo até 16h, a Morada do Gavião conta com trilha de 8 km, em meio a mata nativa. No trajeto, os turistas aproveitam as vistas em mirantes, avistam aves e encontram pequenas cachoeiras.
No passeio, é disponibilizado café da manhã rural, trilha com condutores especializados, seguro aventura, pausa no interior da fenda, tempo para banho, almoço, descanso nas redes e visita aos mirantes no vale.
Na Fazenda Anew, as atrações disponibilizadas são piscina, cachoeira, sauna, ofurô, atividades de recreação, passeio com cavalos e refeições especiais.
Seguindo para Sidrolândia, a opção é a Fazenda Piana com lagoa natural, piscinas e hospedagem. Funcionando sábado, domingo e feriados, o horário é das 8h às 17h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.