ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Pela 2ª vez, Invernada veterana leva a melhor em festival cheio de tradição

Grupo do CTG Tropeiros da Querência representou o Estado na 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha

Jéssica Fernandes | 30/07/2023 07:30
Grupo invernada veterana do CTG Tropeiros da Querência. (Foto: Arquivo pessoal)
Grupo invernada veterana do CTG Tropeiros da Querência. (Foto: Arquivo pessoal)

A invernada veterana do CTG Tropeiros da Querência mostrou todo o talento e tradição na 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart). Os ‘milongueiros’ de Mato Grosso do Sul levaram o título de vice-campeões nacionais na categoria veterana. A competição reuniu bailarinos do Sul, Sudeste e outros estados do Centro-Oeste no Paraná.

Para conquistar o título, os 20 bailarinos treinaram e muito com os professores Natalia Hermann e Edemir Carlos Hermann. O casal, que está à frente da invernada veterana desde 2018, vem preparando os casais para essa apresentação há 1 ano.

Ao Lado B, Natalia fala sobre a competição, os preparativos para o evento e a história do grupo que representa o CTG Tropeiros da Querência. Para quem não sabe do que se trata a invernada, a professora explica.

Veja o vídeo:

“Invernadas são os grupos artísticos dos CTGs que replicam o folclore gaúcho dos tempos antigos e são chamadas de invernadas, pois no início do movimento tradicionalista gaúcho se teve o cuidado de resgatar e remeter ao passado rural das estâncias”, conta.

Com integrantes acima de 30 anos, a invernada participa de competições estaduais pelo menos três vezes no ano, assim como o grupo adulto que tem aproximadamente 18 dançarinos. “Então sempre estamos nos preparando para alguma competição”, destaca.

Nas semanas que antecederam a Fenart 2023, o grupo entrou em ritmo intenso de ensaios. A invernada veterana, conforme a professora, é comprometida não só com a competição, mas com a cultura que representam.

Grupo foi o único de Mato Grosso do Sul a ficar no pódio nas categorias de danças tradicionais. (Foto: Arquivo pessoal)
Grupo foi o único de Mato Grosso do Sul a ficar no pódio nas categorias de danças tradicionais. (Foto: Arquivo pessoal)

“Quando estamos perto de concurso, como foi o caso do Fenart, intensificamos mais os ensaios. Estendemos para os finais de semana e se for necessário,  acrescentamos em dias da semana. Gostamos muito de competir e evoluir como dançarinos,  levamos a sério nossa cultura e nossa dança, então trabalhamos em cima”, afirma.

O trabalho é muito maior do que as pessoas pensam e envolvem outros profissionais. Além do casal de professores, os preparativos contaram com o apoio de coreógrafos de outras cidades, professores e músicos do Rio Grande do Sul. “É um trabalho muito intenso,  mas recompensador”, pontua.

Sobre a competição realizada na última semana, ela comenta que a invernada veterana foi com a segurança de que conseguiria uma ótima posição.

“O nervosismo estava presente antes da apresentação classificatória de sábado, mas conseguimos aproveitar o evento. Depois que saiu a classificação ficou ainda melhor. Já contávamos com a classificação, mas sempre bate uma ansiedade”, fala.

Além de conseguirem ser vice-campeões na categoria veterena, a turma foi a única do Estado a ficar no pódio nas categorias de danças tradicionais. Outros prêmios foram 5° lugar dança de salão adulto, 3° lugar dança de salão veterano e 3° lugar Declamação Peão Vetarano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias