ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Semana de Arte Moderna é homenageada no Bioparque

Projeto passa por Campo Grande nesta quarta-feira com entrada gratuita.

Por Thailla Torres | 11/10/2023 09:21
Os dois intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e cantora lírica Ana Lúcia Gaborim
Os dois intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e cantora lírica Ana Lúcia Gaborim

Apresentar a vanguarda artística de seu tempo e valorizar a identidade nacional. O evento recentemente completou 100 anos e para celebrar esse capítulo da arte brasileira, está sendo realizado em Mato Grosso do Sul o circuito “Cem Anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras”. Nesta quarta-feira (11/10), em Campo Grande, no Bioparque Pantanal, a partir das 15h.

O projeto proposto pelo produtor Bruno Passos propõe uma imersão no ambiente musical, plástico e literário da Semana de 22, por meio de recitais de canto e violão, com recursos audiovisuais e exposições de quadros.

Os dois intérpretes do projeto são o violonista Marcelo Fernandes e a regente e cantora lírica Ana Lúcia Gaborim. “Ambos possuem carreira artística internacional, doutorado em Artes e larga experiência em recitais de popularização da arte nacional”, explica Daniel Escrivano, diretor da Escrivano Produções - que produz o evento.

 Marcelo Fernandes é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), sobre Camargo Guarnieri – um dos pilares do modernismo musical brasileiro. Para o violonista, “o movimento modernista, inaugurado pela Semana de 22, abriu caminho para uma arte nacional com um toque de modernidade e a partir dessa proposta, compositores eruditos e populares criaram um enorme repertório de canções e de obras instrumentais que são mundialmente conhecidas e representam o brasil”.

 Segundo Ana Lúcia Gaborim, professora efetiva do curso de Licenciatura em Música da UFMS e atuante em diversos projetos de música pelo país, “esse projeto apresenta os grandes nomes do modernismo brasileiro e ainda inclui releituras de canções e poesias sul-mato-grossenses com um toque moderno”. Entre os autores do projeto, destacam-se Villa-Lobos, Cesar Guerra-Peixe, Mário de Andrade, Cecília Meireles e Manoel Bandeira.

O projeto ‘Cem anos de Semana de Arte Moderna em Terras Pantaneiras’, com o violonista Marcelo Fernandes e a cantora lírica Ana Lúcia Gaborim, será apresentado gratuitamente no Bioparque Pantanal, a partir das 15h.

 Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias