Pilates funcional emagrece e ao mesmo tempo previne disfunções da coluna
A Clínica Doutor Hérnia agora também oferece a modalidade que queima calorias, tonifica a trabalha postura
O Pilates Funcional mescla as duas atividades físicas de melhores resultados hoje entre quem precisa emagrecer. É o "pulo do gato" para as pessoas que detestam frequentar academia, mas precisam perder peso. Em uma aula, lá se vão até 500 calorias. Mas esse não é o único ponto importante. Uma das grandes conquistas é o fortalecimento muscular que afasta a possibilidade de problemas como as dores causadas pela hérnia de disco.
Justamente pelo poder comprovado de reabilitação, o Pilates Funcional agora também é oferecido pela Doutor Hérnia, clínica em Campo Grande especializada no diagnóstico e tratamento desse tipo de disfunção da coluna. O paciente tem acesso ao método mais eficiente para reverter o problema, com técnicas certeiras de ajuste biomecânicos, descompressão dos nervos e reabsorção da hérnia. Depois de concluído o tratamento, é a vez do fortalecimento onde será avaliado as condições do paciente para um pilates clínico, pilates funcional ou até mesmo um funcional em si.
A modalidade usa exercícios específicos para estabilizar a coluna e evitar novas crises. O plus é que em um mês, com a alimentação regrada e disciplina, é possível eliminar até 3 quilos na balança e começar a definir a musculatura do corpo por inteiro.
Esse tipo de Pilates associa exercícios em aparelhos e os que utilizam o peso do próprio corpo. O circuito é o que provoca o gasto calórico. "Trabalhamos a carga, a força e o aeróbico do treinamento funcional, e a execução trabalha a concentração, a respiração, a postura, o alinhamento e a fluidez, que são do Pilates", explica a fisioterapeuta Nathália Braga do Prado, especialista em Pilates Funcional.
Para um desempenho realmente bom, antes do treinamento começar é feita avaliação com método usado em grandes times de futebol, o FMS (Functional Movement Systems). É uma ferramenta para alta performance, que analisa como o aluno faz determinados movimentos para que seja aproveitado ao máximo o potencial dele, independente dos níveis de condicionamento físico.
"Assim, conseguimos apontar o que melhor se adapta a cada um, estabelecendo a quantidade correta de repetições dos exercícios e definindo um programa de treinamento personalizado para atingir as metas individuais, sem riscos de lesões", diz a fisioterapeuta.
São cerca de 60 minutos de treino que fazem suar. Os 10 primeiros minutos são de correção postural, depois vem a parte de queima, outros 20 minutos de fortalecimento e por fim o relaxamento.
Caso a pessoa precise de algo mais específico, a Doutor Hérnia também oferece o Pilates Clínico, para pacientes com limitações maiores de movimento. Em ambas as versões, o método é incontestável como melhor estratégia para atingir o condicionamento, recuperar a força e a flexibilidade, trabalhando o equilíbrio e a respiração.
A Doutor Hérnia resolveu investir pesado na prevenção, para que as pessoas não descubram as dores quase insuportáveis provocadas pela hérnia de disco. Então, além do Pilates Funcional ou Clínico, ampliou e estruturou o espaço para oferecer o Treino Funcional Metabólico, o TFM, indicado para quem não se adapta à monotonia da musculação, e quer perder peso e definir a musculadora rapidamente.
Com apenas 2 alunos por horário, é possível acompanhar cada um de perto, corrigir posturas que por anos prejudicaram a coluna e também potencializar o emagrecimento, tudo a partir de uma avaliação detalhada que leva a um plano individualizado de ação. Ninguém "puxa ferro" ou se desgasta ao extremo erguendo pneus de trator, por exemplo, para atingir as metas. Mesmo assim é possível consumir cerca de 700 calorias em uma hora de treino.
Ricardo Ferri trabalha com esse tipo de treino desde 2010 e diz que a grande sacada do método é respeitar a individualidade do aluno e agir de uma maneria global. "No TFM usamos exercícios multiarticulares aeróbios e anaeróbios, onde o corpo trabalha por completo, de uma forma mais harmônica. Ao se recrutar muito mais grupos musculares através de sua contração durante a atividade, com poucos intervalos de descanso, o corpo metaboliza mais calorias. A frequência cardíaca aumenta, facilita o gasto energético e o corpo se mantém ativo mesmo após o término da aula, ainda consumindo calorias", explica.
Se você tem dores na coluna cervical, lombar, no ciático , suspeita de hérnia de disco, ou apenas está interessado no Pilates ou nos treinos funcionais, agende uma avaliação pelos telefones (67) 3327-0056 e 99964-0065. A Clínica funciona de 8h às 12h, de 14h às 18h, na Rua João Akamine, 505, Bairro Santa Fé.
Saiba mais sobre o trabalho no Facebook da Doutor Hérnia ou em nosso site.