De porteira fechada, fazenda ensina receita famosa de mandioca e queijo
Chef Paulo Machado repassa ingredientes e modo de fazer da receita criada na Fazenda San Francisco
Se você não vai até a fazenda, a fazenda vem até você. Pelo menos é essa a impressão que a gente tem quando ouve a receita famosa da San Francisco, propriedade que pertence à família de Beth Coelho, dona também do prato, em Miranda, a 236 quilômetros da Capital.
A fazenda que já foi matéria no Lado B por ser aberta ao turismo está encarando a pandemia com uma proposta de voucher, comprado hoje para uso a partir de 2021. Enquanto isso, no Instagram, a família resolveu compartilhar como fazer a "mandioca com queijo".
"Essa história começou quando abrimos para turismo em 2000 mais ou menos, o day use recebia muita gente de Bonito e eu comecei a inventar receitas", conta a dona da fazenda, Beth Coelho. O que mais sobrava da cozinha era mandioca, que de um dia para o outro ficava "sequinha", outra abundância era o queijo, também produzido na propriedade.
"E é tão facil de fazer, eu explico assim: um dia antes você vai no lombo do cavalo, pega a raiz de mandioca e descasca debaixo do pé de manga, tomando tereré. O queijo, você sai às 4h da manhã para tirar 10l de leite para fazer 1kg de queijo, e aí faz a mistura. Você tem que equilibrar o queijo e mandioca e aguar com leite", descreve.
A receita leva qualquer queijo de qualidade, mas o que a fazenda usa é o produzido por lá, de búfala. "Um beijo e bom almoço", se despede Beth na live.
Depois de provar a mandioca com queijo ano passado, o chef Paulo Machado quem aparece para ensinar a gente, de casa, a fazer o prato com o mesmo gostinho de fazenda. Ele usa fogão à lenha, e uma frigideira alta, mas a gente pode fazer com o fogão normal e uma panela.
Os ingredientes são: 500g de mandioca ouro cozida picada, 500g de queijo caipira, 200ml de leite integral, 2 colheres de sopa de manteiga, e uma pitadinha de sal.
Modo de fazer: Primeiro adicione a manteiga, mas só até derreter. "Eu prefiro usar manteira porque ela mantém essa naturalidade da comida", comenta o chef. Como a mandioca já está cozinha, entre primeiro com o queijo e adicione o leite, por fim a mandioca. "E vai mexendo bem até o queijo começar a misturar. Vai ficar uma receita bem cremosa. Deixo reduzir um pouquinho, mas não para de mexer para não queimar e adicione o sal", fala.
O caldo fica bem grosso, como na foto, e a porção rende para até quatro pessoas. "É uma receita muito gostosa e muito fácil, aqui a gente usou queijo caipira de búfala, mas se você não tiver, pode usar queijo minas frescal", pontua Paulo.
A consistência é cremosa, já que a mandioca passa a soltar amido. Outro ponto a ser destacado é que o queijo não precisa derreter muito. "O leite ganha consistência de requeijão, por causa da manteiga e o amido de mandioca. Isso que faz toda a diferença", resume o chef.
O queijo usado na receita é o de búfala da San Francisco, que aqui em Campo Grande é vendido na quitanda da Paula, em frente ao Parque do Sóter. A receita pode ser feita também com queijo caipira do Mercadão, como este que aparece na foto do chef Paulo Machado.
A Fazenda San Francisco levantou a cerca em 1975, com 15 mil hectares e leva este nome em homenagem à cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, onde os sogros de dona Beth, Hélio e Cynthia se conheceram. Abaixo, algumas imagens da fazenda que têm serviços como safari ecológico e focagem noturna.