Do grão ao copo, cidade agora tem “City Tour” para quem gosta de cerveja
Van leva os visitantes para um roteiro dentro das cervejarias de Campo Grande para conhecer o processo de produção
Do grão ao copo, agora a conversa na roda de amigos pode ser sobre o processo de criação de cervejas artesanais. Campo Grande ganhou um City Tour Beer que leva as pessoas até as indústrias de bebidas locais, para que conheçam e experimentem novos sabores. Tem a feita com malte, com trigo, milho e os gostos podem variar entre doce, amargo e azedo. Ficou fácil saber o que tem na “gelada”.
Na noite de ontem (11), ocorreu o primeiro passeio com o pessoal da imprensa, produtores de cervejas e digitais influencers. O ponto de partida foi a Plataforma Cultural e a primeira parada ocorreu na fábrica Bamboa, localizada no Polo Industrial do Oeste. Depois a parada foi em stand da Morena Beer em supermercado e a última parada no bar Cantô Gastropub, que vende cervejas especiais.
O projeto é uma criação da Agência Real Travel Tour em parceria com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Van fez o transporte dos passageiros, que ao chegarem na fábrica conheceram como é o processo de produção da bebida.
O presidente da Aceva (Associação dos Cervejeiros de Artesanais de Mato Grosso do Sul), José Pissin, colocou até história no passeio, lembrando que a cerveja surgiu no Egito e, de tão cobiçada, servia como moeda. “Os escravos, construtores das pirâmides e faraós eram pagos com doses de cerveja”, disse.
Ele explicou que a bebida é um processo de fermentação em cima de algum cereal. “Hoje se usa na produção o malte, que é a cevada maltada. Toda cerveja é maltada, a diferença é que algumas fazem com 100% malte de cevada e outras usam adjuntos como arroz, milho”.
Para José é interessante conhecer o produto antes de consumir, pois é uma forma de desenvolver a cultura cervejeira em Campo Grande. “Muitos acham que vinho é cultura e refinado, enquanto a cerveja é para o dia a dia. Contudo, não. A cerveja tem tanta complexidade quanto o vinho”, afirmou.
No passeio dá para provar a cerveja que direto da fonte e os visitantes puderam aguçar o paladar provando a bebida. José Pissin comentou que o projeto irá fomentar o mercado e de outras pessoas conhecerem as cervejarias, degustarem as cervejas. “Isso é importante para que o mercado evolua, cresça. Vai trazer mais pessoas interessadas em produzir a sua própria cerveja e também a ampliar seus horizontes em relação a cerveja artesanal”.
O digital influencer Thallyson Perez comentou sobre a proposta de aprender mais coisas sobre a composição da famosa gelada. “Adoro cerveja, vejo que está ligada à experiência e toda vez que me reúno com os amigos é para ter uma experiência agradável de bater um bom papo, confraternizar, ter um momento único e inesquecível”.
Sérgio Preza, mellier de cervejas, contou que sempre faz uma análise da bebida durante o bate-papo com os amigos, para que assim consigam saborear e adquirir novos conhecimentos. “Os nossos encontros são recheados de análise técnica, entendimento do processo, experiência e fabricação, sempre tentando aprender coisas novas. Vamos conhecendo novos estilos, características. Existem mais de 250 estilos de cervejas”, afirmou.
Sobre a indesejável ressaca do dia seguinte, Sergio explicou. “Acontece quando estamos consumindo aquilo que o fígado não consegue processar. Quando bebemos algumas cervejas artesanais, quase não têm ressaca porque é feita com calma. Temos a ideia de divulgar a cultura cervejeira, tomar uma cerveja no local, feita aqui, que não teve processo de armazenamento, foi consumida fresca é bem diferente”.
O casal de empresários, Ludimila Rotta e Wellington Jacques também esteve no passeio e estão começando a entender sobre cerveja. “Conhecemos as bebidas artesanais há pouco tempo. Quando começamos a identificar e definir os sabores, ficou mais interessante. O projeto dá mais opções de lazer”, falaram.
Wellington contou que o sogro adora aquele churrasquinho em família, e sempre leva bebidas diferentes. “Acaba sendo uma cultura, porque as pessoas levam cervejas diferentes. A de trigo a gente sente mais pesado e o malte sente-se mais leve”.
Tour - O projeto continuará em Campo Grande, no entanto, para garantir uma vaga é necessário agendar com antecedência. O passeio é feito em grupos de 10 a 15 pessoas, e o valor cobrado por pessoa é de R$ 150,00.
Gerente de Negócios da Agência Real Travel Tour, Gisele Carvalho comentou que o projeto é uma forma de fomentar o turismo. “Amplia as opções para quem vem até Campo Grande. Seja a negócios ou a lazer, o turista agora tem mais uma oportunidade de passeio”, disse.
Na próxima quinta-feira (18), será realizado outro passeio pelo City Tour.
Para mais informações ligue (67) 9 9897-4327.