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Sabor

Do outro lado do mundo, grupo experimenta o melhor da gastronomia do Japão

Expedição durou 10 dias e foi além do turismo de contemplação, conhecendo o que há de melhor na gastronomia japonesa

Thailla Torres | 25/11/2019 08:09
Pratos típicos do Japão foram ensinados e consumidos durante a expedição. (Foto: Paulo Machado)
Pratos típicos do Japão foram ensinados e consumidos durante a expedição. (Foto: Paulo Machado)

Há 10 anos, o chef de cozinha Paulo Machado tem o projeto o Food Safaris, que são expedições para destinos diferentes baseadas nas melhores experiências dele em viagens. O trabalho começou pelo Pantanal, Amazônia, Sul do Brasil e Nordeste até chegar a destinos internacionais. Após uma pesquisa na Ásia, este ano foi a primeira vez que o projeto levou turistas para o Japão.

O grupo teve a oportunidade de conhecer a fundo a cultura de um povo que tem hoje a gastronomia elevada a patrimônio imaterial, uma vez que a cozinha japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo, por ser uma comida com pouca gordura, baseada em frutos do mar e que preserva a ancestralidade, prioriza a sazonalidade dos ingredientes, a decoração dos alimentos e utensílios de mesa, além do sabor natural dos alimentos.

Aulas durante a viagem.  (Foto: Paulo Machado)
Aulas durante a viagem. (Foto: Paulo Machado)
Comidas de rua.  (Foto: Paulo Machado)
Comidas de rua. (Foto: Paulo Machado)
Sobremesas especiais.  (Foto: Paulo Machado)
Sobremesas especiais. (Foto: Paulo Machado)
Iguarias preparadas de forma artesanal.  (Foto: Paulo Machado)
Iguarias preparadas de forma artesanal. (Foto: Paulo Machado)

O bate e volta durou 10 dias e foi uma introdução às melhores coisas que as cidades japonesas podem oferecer em termos de gastronomia. “Um dos pontos altos da viagem foi a aula show com a mestre Mari Hirata, chef, professora de cozinha e pesquisadora, que conciliou a cultura japonesa com a brasileira e completou sua formação na França. Há mais de 20 anos, recebeu convite da confeitaria Toraya Café, para atender à família imperial”, conta Paulo Machado.

Em termos de curiosidade, a comida japonesa é baseada nas estações e o melhor do que cada mês do ano pode gerar. “O grupo viajou no outono, em outubro, que é a época do ano que se encontra os pescados mais frescos e eles começam a engordar e isso gera um peixe muito saboroso”, lembra.

Outro momento especial foi a aula com a Samurai em Sake Etsuko Nakamura, que mostrou seus conhecimentos sobre a tradicional bebida nacional. O grupo também aprendeu sobre o Chanko-nabe, o prato típico que os lutadores de sumô consomem após o treino da manhã, composto por legumes, frango e macarrão, cozidos em uma panela quente fumegante. Além do gingko biloba, uma castanha que tem valor nutritivo muito importante.

Outra iguaria experimentada foi o Shirako, o esperma do peixe, que pode ser servido arroz branco, ser frito, grelhado, servido no sushi ou apreciado puro. A programação incluiu aula sobre chás. O chá faz parte não apenas de hábitos cotidianos, mas também possui simbologia e significados no comportamento social japonês.

Grupo teve aulas com chefs experientes.  (Foto: Paulo Machado)
Grupo teve aulas com chefs experientes. (Foto: Paulo Machado)
E experimentou os pratos mais diferentes.  (Foto: Paulo Machado)
E experimentou os pratos mais diferentes. (Foto: Paulo Machado)
Com preparo artesanal e cheio de detalhes.  (Foto: Paulo Machado)
Com preparo artesanal e cheio de detalhes. (Foto: Paulo Machado)
além de pescados frescos e fritos.  (Foto: Paulo Machado)
além de pescados frescos e fritos. (Foto: Paulo Machado)

Além de muitos pratos e iguarias japonesas, o grupo experimentou uma hospedagem em estilo tradicional japonês, incluindo vestimentas e uma refeição no estilo Kaiseki, em que o chef dedica-se a preparar os alimentos de forma artesanal, muito elaborada e decorada, valorizando os produtos típicos da região e da estação.

Em meio a tantas atividades, o grupo teve momentos livres para caminhadas pelas ruas e comprinhas. Também rolou hospedagem no hotel localizado em Ginza, o bairro mais luxuoso e sofisticado de Tóquio. “Considerado um dos metros quadrados mais caros do mundo, que abriga vários arranha-céus com arquitetura moderna, grifes de luxo, algumas construções antigas tradicionais, e as maiores lojas de departamento de Tóquio, como a Mitsukoshi, Matsuya, Wako, que quando as portas são abertas, os funcionários, inclusive os gerentes, recebem os clientes curvando-se com reverência, expressando a hospitalidade japonesa”.

O bate e volta durou 10 dias e foi uma introdução as melhores coisas que as cidades japonesas podem oferecer em termos de gastronomia.
O bate e volta durou 10 dias e foi uma introdução as melhores coisas que as cidades japonesas podem oferecer em termos de gastronomia.
Turistas conhecendo os mercados de alimentos.
Turistas conhecendo os mercados de alimentos.
Outro tipo de pescado.
Outro tipo de pescado.

As avenidas mais famosas do bairro são a Chuo Dori e a Harumi-Dori. Aos domingos, a rua principal, Chuo Dori, fecha para os carros e se transforma numa espécie de calçadão. As áreas de alimentação das lojas de departamento dispõe de iguarias da gastronomia japonesa, como sushi e sashimi fresquinhos, biscoitos de arroz (senbei), doces com feijão (manju, yokan, daifuku), vários tipos de chás, saquês e cortes de Kobe beef, a carne famosa e cara, em que os bovinos são tratados com cerveja e massagens ao som de música clássica.

Outro ponto alto foi conhecer o Toyosu Fish Market, o maior mercado de peixes, conhecido mundialmente desde 1935 por seus leilões de atum durante a madrugada, e uma das principais atrações turísticas de Tóquio. “Este mercado movimenta diariamente toneladas de peixes frescos e produtos marinhos, além de flores, peixes secos, frutas, verduras, utensílios domésticos, cerâmicas, chás, souvenires, algas e condimentos”, lembra.

Esse pacote de 10 dias custa aproximadamente R$ 21 mil, com as hospedagens, traslados, passeios, aulas e refeições inclusas. Os turistas também são acompanhados por Paulo. Quem quiser saber mais sobre as expedições pode acompanhar tudo pelo Instagram (clique aqui)

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