Dono da esfirra popular do Centro, história de Thomaz agora é livro
Livro conta trajetória do libanês na cidade e foi feito por pesquisadoras junto com a família
A esfirra do Thomaz Lanches é uma das mais famosas da cidade. A popularidade do salgado é tanta, que rendeu até o título de “O Mais Popular de Campo Grande”, por votação dos leitores aqui do Campo Grande News, em 2018. Agora, toda história da lanchonete e do proprietário, José Thomaz, de 96 anos, será eternizada no livro “José Thomaz: Um Libanês Visionário em Campo Grande”.
O estabelecimento abriu as portas na Rua Sete de Setembro em 1978, com salgados feitos a partir de receitas originais da família. Além do sabor, outra característica inconfundível do lugar é a confiança no cliente. Até hoje, quem consome no local não tem os pedidos anotados.
Os negócios são administrados por dois dos seis filhos, José Thomaz Filho e Ricardo Thomaz, e até já conta com uma segunda unidade, na Avenida Bom Pastor. Foi com a participação dos familiares, inclusive, que as pesquisadoras Elaine Cristina Paganotti e Maira Nunes Farias, além da professora Maria Augusta de Castilho, reuniram todo o material para o livro.
“A recepção deles foi maravilhosa, eles abriram as portas para a gente, sempre se colocando à disposição. É uma história que acaba se entrelaçando com a história da cidade e com a história de cada um que vai ler o livro, faz parte da cultura de Campo Grande”, explica Maira.
“O trabalho de escrever o livro foi muito gratificante para nós, uma honra. A cada dia ouvindo um pouquinho da história a gente também se viu presente. Assim como nós, imagino que muitos campo-grandenses se sentem parte da família Thomaz Lanches, e o livro é uma forma de eternizar tudo isso”, também comenta Elaine.
O livro é publicado pela Life Editora e será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Espaço Joseph, na Rua Sete de Setembro, 805, no Centro. O uso de máscara é obrigatório.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.