Engenheira deixa quintal de casa aconchegante para servir alimentos saudáveis
O tempero usado no preparo dos pratos é plantado ali mesmo, no Quintal da Ondda, endereço novo para quem busca uma alimentação saudável. Com frutas fresquinhas e o cheiro de bolo recém saído do forno, sobra convite para aproveitar o lugar.
O espaço foi elaborado pela engenheira Ilana Coutinho de Alencar, de 40 anos, que veio do Rio de Janeiro e aqui resolveu se desligar da empresa em que trabalhava, para se dedicar a um projeto novo.
Antes de preparar o espaço para servir os clientes, o trabalho começou na internet, com dicas de alimentação e atividades cotidianas que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
"Comecei com um blog para falar de coisas que fazem bem à vida, inclusive, alimentação. Acho que são maneiras de fazer qualquer um feliz e com isso você consegue também fazer bem a outras pessoas", conta Ilana.
Depois, passou a fazer alimentos por encomenda. "Sempre quis ter um local para atender as pessoas, mas que fosse aconchegante", cita.
O endereço tem até decoração pensada no conceito sustentabilidade, com reaproveitamento de paletes e telhas, por exemplo.
Do cardápio à decoração das mesas, tem um pedacinho da dedicação e amor de Ilana pelo espaço. "Cheguei perto dos 40 anos e comecei rever o meu estilo de vida. Sempre gostei de cozinhar e inventar pratos na cozinha. Foi aí que eu resolvi abrir o espaço para os clientes".
O projeto começou a ganhar forma no Natal de 2016. Tudo foi feito pela engenheira, que dedicou o máximo de trabalho em cima de produtos sustentáveis.
Assim como o espaço que, apesar da simplicidade ficou confortável e aconchegante, o cardápio também não decepciona. Todos os produtos têm referência em uma alimentação saudável com ingredientes integrais e ausência de açúcar.
"Todos os temperos são produzidos aqui e utilizo resíduos para compostagem da nossa horta. Os produtos são diferentes, mas as pessoas sabem o que estão comendo, dispensando conservantes e produtos industrializados", explica.
Cardápio - O carro-chefe serão os bolos e sanduíches naturais, mas tem tapioca, omelete, saladas, salgados integrais e cafés especiais."E nada tem fritura. Até o hambúrguer que preparamos, é assado no forno", menciona.
Pela escolha de produtos orgânicos fornecidos por pequenos produtores, Ilana destaca que o cardápio pode ser alterado com tempo. "Eu aproveito o que tem disponível no momento. A manga por exemplo já está difícil encontrar, então alguns sabores podem mudar ao longo do ano", detalha.
E para aproveitar o espaço, Ilana vai realizar todo mês eventos ligados à alimentação saudável. No próximo dia 8 de abril, haverá menu degustação de culinária vegana com o chef de cozinha Alexandre Loureiro. O investimento inclui entrada, prato principal, sobremesa e café. Custa R$ 50,00 por pessoal ou R$ 90,00 para o casal.
O Quintal da Ondda funciona de quinta-feira à sábado das 16h às 21h. Fica na Rua Bezerra de Menezes, 637, Vila Planalto.
Curta o Lado B no Facebook.