Misturando etnias e culinária nordestina, amigos abrem negócio no José Abrão
Tapiocaria Bugre Italiano tem como carro-chefe tapioca com carne seca produzida pelos proprietários
Ao terminar a faculdade de Educação Física, Lucas Negrini, de 22 anos, se viu na necessidade que todo recém-formado se encontra: achar um emprego na área. Foram meses e nada apareceu até que ele, ao lado do amigo, o professor de português Henrique Mamoré, decidiram montar um negócio. Assim surgiu a Bugre Italiano Taberna e Tapiocaria, lá no José Abrão.
É um estabelecimento simples, fica na frente da casa de Lucas. “Não tínhamos como investir num lugar mais sofisticado, abrimos sem muito capital então resolvemos fazer aqui mesmo”, conta.
O que mais chama atenção no lugar pela pomposidade é o próprio nome. “Começou numa brincadeira entre nós e pegou, as pessoas gostaram bastante. Todo cliente novo, que não conhece a gente, chega aqui e pergunta o porquê”, afirma Lucas.
O bugre surgiu porque seu sócio é descendente de indígenas. Já a parte italiana é dele, seu avô veio da Itália. A culinária nordestina nunca foi algo muito presente em sua vida, foi escolhida por não ter nenhuma na região e por ser aceita tanto por quem procura comida fitness como por quem procura qualquer tipo de alimentação.
“Até no dia em que fui fazer o banner na gráfica perguntaram pra mim sobre este nome. É legal incitar a curiosidade nas pessoas, chama atenção e atrai cada vez mais gente pra cá”, acredita.
O local está aberto há quatro meses e no início foi um pouco difícil. “Sou eu que faço as tapiocas aqui, cozinho desde cedo, aprendi vendo meu pai e minhas irmãs fazendo comida, mas geralmente massas e coisas da Itália. No começo não fizemos nenhum teste da receita que íamos utilizar, fomos abrindo e a aceitação não foi de imediata”, lembra.
Apesar disso, os próprios clientes os ajudaram dando dicas no que estavam errando e com o tempo acharam o ponto tanto da massa, quanto do recheio para satisfazer a todos. “Agora tenho clientes de bairros distantes, tem um cara que vem sempre que é lá do Aero Rancho, sei que estou caminho certo”, reflete.
O carro-chefe da casa é a tapioca recheada de carne seca com catupiry. “Hoje em dia nós mesmos produzimos nossa carne seca. Antes comprávamos no mercado, mas passou a estar em falta direto, então decidimos fazer. Deu certo, elogiam bastante”, pontua Lucas.
Além dela, há as tapiocas de frango com catupiry, pizza, calabresa acebolada e as doces, como de beijinho, brigadeiro, Romeu e Julieta, entre outras. Os preços são padronizados, sendo as pequenas R$ 7,50 e as grandes R$ 9.
A tapiocaria Bugre Italiano fica na rua Joaquim Cândido, 40, no José Abrão.