Pioneira, padaria é missão que Jussara leva com sonho de Fernando
Bagueteria foi criada há 24 anos, quando espaços no estilo de cafeterias ainda eram raros na cidade
Há 24 anos, Jussara Cassiano Gomes da Silva recebeu o convite de Fernando Peralta Neto para dar início a uma das primeiras padarias no estilo de cafeteria em Campo Grande. Desde então, a empresária aprendeu do zero a entrar no mundo dos sabores e, quando perdeu o sócio após ele sofrer um acidente e contrair covid-19, passou a entender a Bagueteria como uma missão de manter o sonho de Fernando vivo.
Até novembro do ano passado, a padaria ficava localizada na Rua 13 de Junho, mas hoje está em casa “nova”, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Praça Esportiva Belmar Fidalgo. Consolidada, a empresa nasceu como novidade em Campo Grande e conseguiu se manter firme mesmo após a pandemia de covid-19.
Contando a história da Bagueteria, Jussara brinca que “caiu de gaiato” na época. “Eu entrei para trabalhar, mas não tinha noção nenhuma do que era uma padaria. Todo o conhecimento era do Fernando, ele foi gerente do Pão e Cia, uma franquia de Minas”.
A história do ex-sócio de Jussara já foi contada pelo Lado B, em setembro de 2021, como O que Ficou de Quem Partiu e pode ser conferida aqui.
Quando Fernando saiu, o sonho nasceu como a abertura de algum empreendimento em frente ao Belmar Fidalgo.
“Eu aprendi muito, ele sempre esteve à frente e me ensinava muito. A proposta inicial era visando uma cafeteria e foi assim. Na época, não tinha muito local assim por aqui, então a Bagueteria foi uma das primeiras”, relata Jussara.
Após 17 anos dividindo a padaria, Fernando deixou o empreendimento, mas mesmo assim continuou presente, como narra a empresária. “Ele vendeu a parte dele e saiu da sociedade, mas a gente se falava todos os dias”.
E, para continuar lembrando do ex-sócio e amigo, a proprietária decidiu até enfrentar a decisão da arquiteta para o novo espaço.
O lustre lá de fora foi o Fernando que comprou, ele adorava e ficava na loja da 13. Quando nos mudamos, falei que queria aqui, mas a arquiteta não queria. No dia que o eletricista veio para fazer as instalações, falei que era para colocar e pronto. É uma homenagem para ele, diz a empresária.
Ao falar sobre os produtos comercializados, desde o início, a dupla idealizou que os produtos seriam sempre frescos, sem uso de misturas prontas. “É tudo fresquinho”.
No cardápio, o espaço conta com produção própria de pão francês integral, baguete, pão com gorgonzola e mini baguete, além do pão rústico e do ‘sueco’, feito com farinha integral. Entre os destaques estão o francês e a broa de milho.
Já alguns dos sabores que vão no sanduíche são os patês de ricota com ervas, cenoura com passas, azeitona preta, presunto com azeitona, tomate seco e coalhada fresca.
Completando sobre a trajetória da padaria, Jussara comenta que o grupo já passou por muita coisa e que o susto foi forte durante a pandemia, mas que a essência da Bagueteria segue a mesma desde o início.
“Quero que você venha aqui e que se sinta na sua casa. Eu tento fazer tudo com muito carinho, inclusive por conta do Fernando, era um sonho, então quero levar para frente. É uma missão”, pontua Jussara.
A Bagueteria fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, 2270, Centro. O horário de funcionamento é de segunda até sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, o horário é das 6h às 19h e domingo das 6h às 12h.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.