Planta queridinha da moda "panc" vira bolinho fácil de fazer
Nutricionista convida você a descobrir um superalimento da família do cacto em receita prática
Já ouviu falar em ora-pro-nóbis? Essa trepadeira cactácea é uma planta rara, rústica e – pasme – também é considerada um superalimento. Só para se ter uma ideia, a espécie pode concentrar de 17 a 32% de proteína (o que é alto), além de oferecer minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, vitamina C e servir de fonte de fibras naturais. Por isso que virou uma "panc" (planta alimentícia não convencional) queridinha do momento.
Seja crua na salada ou refogada para sopas, mexidos e omeletes, a receita de hoje assinada pela nutricionista Mariana Corradi vai utilizar a ora-pro-nóbis como ingrediente de um bolinho diferente, fácil de ser feito, bastante nutritivo e ainda é vegano.
Com propriedades terapêuticas detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes, essa hortaliça nativa brasileira possui alta propagação na terra, com baixa incidência de doenças naturais e sem a necessidade de irrigação diária – isto é, prática de ser cultivada em casa. Melhor ainda usada nesta receita do Menu da Nutricionista.
Confira a seguir:
Bolinho de ora-pro-nobis
Ingredientes:
- 2 xícaras de folhas de ora-pro-nobis bem lavadas
- 1 xícara de chá de farinha de arroz
- 1 xícara de chá de farinha de aveia
- 1 dente de alho
- Sal e tempero a gosto
Modo de preparo – Coloque as folhas da hortaliça no liquidificador e acrescente 200ml de água. Bata bem. Acrescente o dente de alho e bata novamente. Transfira o líquido para uma vasilha. Acrescente as farinhas. Misture com uma colher até que a massa fique homogênea e fácil de moldar. Pegue uma colher de sopa da mistura e faça formatos de bolinhos com as mãos. Empane cada um com queijo ralado e farinha de amêndoas. Coloque os bolinhos prontos em uma assadeira untada com azeite e leve para assar por 20 minutos.
Dica de Mariana – "Nos temperos, eu coloquei uma pitada de cominho, simplesmente fica demais! É uma super opção de lanche, que inclusive pode ser congelado antes de assado", finaliza.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.