Praça ganha exposição de arte em trailer que faz x-salada ao som de Raul
O lugar é simples, mas acolhedor pela aproximação com a arte que o casal não abre mão
Há cerca de um mês, uma pequena praça se tornou alternativa para o pessoal que trabalha e mora na região da Avenida Júlio de Castilhos, comer um sanduba daqueles, com hambúrguer caseiro e preparado na chapa. Mais do que isso, o lugar que também abraça a arte agora leva cores até o cliente.
É só chegar pertinho para entender o porquê. Com madeiras de demolição pintadas à mão, o trabalho artesanal está na mesa, na árvore, no poste, falando de amor, de amizade e exibindo a natureza. A região já é bem conhecida por ter abrigado, durante anos, o "Verdão Lanches" que segue no bairro, um pouco mais atrás.
O trabalho com pintura é da artista plástica Deborah Mendes de Oliveira, de 49 anos, que decidiu investir no trailer ao lado do marido e chef de cozinha Ubiratan de Oliveira, de 52, para fazer lanches e também divulgar o seu trabalho artístico. “Na verdade, essa praça é a união de duas artes, a minha com a pintura e a dele com a culinária”, diz a sócia entre um cliente e outro.
No local, só o casal atende. Ele fica na chapa preparando os lanches que ficam prontos dentro de 5 a 10 minutos. Ela entregando o cardápio, anotando pedidos e explicando durante à noite o que são os trabalhos coloridos espalhados por ali.
A nostalgia aparece por ali com a música. Na caixinha de som ecoa Raul Seixas, Biquíni Cavadão, Nenhum de Nós, por exemplo. E isso o casal também não abre mão. “As pessoas se sentem bem quando há música e adoramos as mais antigas”, diz Deborah.
O menu é daqueles bem tradicionais quando se fala em lanche de rua. Tem X-salada, X-frango, prensado com salsicha e uma versão mais elaborada que leva o nome “Bravo”, o mesmo dado ao foodtruck. O lanche especial que custa R$ 18,00 tem pão, hambúrguer, brócolis, rúcula, moyashi, tomate, ovo, batata palha, bacon, frango desfiado, presunto e queijo.
Além disso o hambúrguer é feito por Ubiratan que garante um tempero “caseiro e especial”.
Os dois estão juntos há mais de seis anos e se conheceram através das filhas que são amigas. “Ele morava em Londres, trabalhando em restaurantes e eu vivia aqui, era funcionária pública, foi quando nossas filhas viraram amigas e nós acabamos nos conhecendo”.
Da amizade que virou amor surgiu o casamento e Ubiratan voltou para o Brasil, com experiência de sobra na culinária. “Trabalhei em restaurante colombiano, italiano e também pizzaria, foi então que decidimos trabalhar com comida e servir um bom lanche”, diz ele.
O local fica na Júlio de Castilhos, próximo ao número 1185, na Vila Alba. Abre de segunda a sábado, das 19h às 23h.
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.