Simão trocou o comando do carro, e em vídeo mostra filosofia de vida
“Quando eu não tô fazendo nada, eu tô fazendo alguma coisa”, filosofa Simão Nogueira, motorista que na quarentena foi para cozinha
Isolado em casa, Simão Nogueira resolveu abrir o livro de receita e preparar pratos que aprendeu com a mãe, ainda menino. Ele quer aproveitar a quarentena para resgatar o gostinho da infância para que a neta, Fabrícia de 6 anos, também experimente o sabor da roça. E do volante para o fogão, Simão gravou um vídeo exibindo os dotes culinários e ainda filosofando “Quando eu não tô fazendo nada, eu tô fazendo alguma coisa”. Isso porque a mulher, dona Rosa, já está de saco cheio de vê-lo em casa "parado".
“Estou parado por conta da quarentena, então resolvi cozinhar. Fiz carne com quiabo, que aprendi com minha mãe, para a família comer e ter o saborzinho da fazenda”, diz.
Ele é o motorista mais antigo do Campo Grande News. Aos 67 anos, Simão é ativo, faz de tudo um pouco, dirige, fotografa, sugere pauta e conhece Campo Grande na palma da mão. É só falar um nome da rua que já sabe onde fica.
Há dez dias, ele entrou em quarentena por fazer parte do grupo de risco devido à idade. Agora, em casa, se vira nos 30 para fazer as horas passarem e manter-se firme e forte.
“Quando eu não tô fazendo nada, eu tô fazendo alguma coisa”.
Cada dia vem a ideia de fazer algo diferente e ontem foi a vez do “Simão na cozinha”. Sem medo, ele enfrentou o fogão e preparou aquele almoço reforçado. “Esse aprendi ainda menino. É fácil e gostoso de fazer”, diz. Ele ensina como preparar o prato: “Corta o quiabo, depois frita. Em seguida, em outra panela, frite a carne, após ficar pronta misture com o quiabo. Tem que fazer os dois separados porque o quiabo cozinha rápido”, explica.
Depois de misturar a carne e o quiabo, é hora de refogar e acrescentar os temperos para dar um “up” no sabor. “Coloque o alho triturado, a cebola cortada, tomate e sal a gosto”, ensina. Após isso, é só aguardar alguns minutos que o prato já está pronto.
Para complementar o almoço, ele também preparou um feijão com linguiça. “Esse tem que cozinhar primeiro o feijão e depois, na hora de temperar acrescentar a linguiça cortada. Coloque também o pimentão e orégano para ficar mais gostoso e sal a gosto”, diz.
Após os pratos, ele preparou o arroz com bastante alho e serviu. Simão aproveitou o momento na cozinha para filmar e mandar para os amigos. Enquanto não volta ao serviço, também decidiu curtir mais a neta. “Se não estou cozinho estou brincando com ela, fazendo exercícios no quintal de casa”.
E assim estão sendo os dias de Simão, ativo para não perder a vitalidade e não se entediar em casa.
Se você também tem um avô ou avó que está se virando nos 30 para animar a casa e preparando aquelas receitas antigas, envie para o Lado B pelo e-mail ladob.news.com.br, no Facebook e no Instagram, ou ainda no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.