ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Com previsão de produtividade maior, MS receberá técnicos do Rally da Safra

Lavouras de soja encontram-se em boas condições, especialmente no Norte de Mato Grosso do Sul

José Roberto dos Santos | 24/01/2023 16:27
Com previsão de produtividade maior, MS receberá técnicos do Rally da Safra
Técnicos do Rally da Safra fazem levantamento em lavoura de soja. (Foto: Divulgação)

Duas equipes do Rally da Safra irão percorrer as regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul na próxima semana. Técnicos avaliarão áreas de soja no entorno de cidades como Sonora, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul entre os dias 27 e 28 de janeiro, depois de permanecerem durante a semana no Sudeste do Mato Grosso.

Em Mato Grosso do Sul, as lavouras encontram-se em boas condições, especialmente no Norte do Estado. A produtividade pré-Rally é estimada em 59,5 sacas por hectare, um salto diante da safra passada, com 44,9 sacas por hectare, quando o Sul do Estado foi severamente afetado pela estiagem.

Soja local
Principal produto cultivado em Mato Grosso do Sul, a soja (totalmente semeada) vai ocupar uma área de 3.760,8 milhões de hectares, um crescimento de 5,8% em relação à safra passada, segundo números divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) no levantamento do dia 12 de janeiro.

No ano passado as lavouras da oleaginosa foram duramente castigadas pelo clima desfavorável. Para este as previsões são de um aumento de 41,2% na produtividade, com previsão de 3.549 quilos por hectare do grãos. Confirmada esta produtividade, a produção do grãos deve fechar com 13,34 milhões de toneladas, ou seja, 49,4% maior em relação à safra passada.

Soja nacional

No Brasil, a produção de soja é projetada pela Agroconsult, organizadora da expedição técnica, em 153,4 milhões de toneladas, volume 19% acima da safra anterior, numa área plantada 3,9% maior, de 43,2 milhões de hectares. Para manter essa previsão de safra, é necessário que as lavouras do Rio Grande do Sul, por exemplo, que vem apresentando clima um pouco mais seco que o esperado por conta do La Niña, recebam chuva nas próximas semanas.

O trabalho de campo dos técnicos do Rally nas próximas semanas será fundamental para produzir informações mais precisas sobre a produção brasileira de soja. Neste ano, 28 equipes vão avaliar mais de 1.500 lavouras em 12 estados, percorrendo cerca de 60 mil quilômetros. A expedição técnica chega à 20ª edição, com mais de um milhão de quilômetros percorridos e 32 mil lavouras avaliadas nas 19 edições anteriores.

Nos siga no Google Notícias